Em um contexto em que o isolamento social era uma necessidade, lançar mão de serviços digitais e remotos foi fundamental para a Prevent Senior. As consultas por telemedicina, bem como a disponibilização de receitas digitais em tempo real no domicílio, propiciaram um ecossistema de segurança e agilidade para os mais de cinco mil beneficiários atendidos diariamente pela Operadora de Saúde especializada no público adulto+ (grupo de terceira idade).
Embora a plataforma de prescrição digital da Memed já seja utilizada pela Prevent Senior, de forma integrada a seu prontuário eletrônico, há cerca de um ano e meio, foi nesse período de pandemia que sua adoção se consolidou. De janeiro a setembro de 2020, mais de 281 mil pacientes receberam sua receita digital, sem sair de casa, via SMS. Ao todo foram mais de 2,6 milhões de itens prescritos de forma eletrônica.
O médico e diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, conta que a principal preocupação, quando a necessidade de levar o atendimento para o digital foi imposta, estava relacionada ao tempo necessário para que o público da Operadora pudesse se adaptar à inovação. ” Surpreendentemente, no primeiro mês de pandemia, os pacientes já haviam se habituado a receber suas receitas por mensagens de texto ou e-mail e, apesar de ser uma quebra de paradigma, com a substituição das tradicionais receitas médicas em papel, a percepção positiva dos benefícios dessa nova tecnologia só cresce”, enfatiza.
Do ponto de vista dos profissionais de saúde, a prescrição digital facilitou e trouxe mais segurança ao processo de prescrição médica e isso tem sido reportado constantemente pelos médicos da operadora. Fora a agilidade, a receita digital também é uma forma do médico contar com recursos extras para apoio, como uma base de dados com mais de 60 mil apresentações de medicamentos e exames, que aliada às ferramentas de apoio à decisão clínica, auxilia os médicos a tomarem suas condutas. É possível saber quando um medicamento interage com outro, por exemplo, ou até quando o paciente tem alergia a algum princípio ativo do medicamento receitado – tudo em tempo real.
A adesão à receita médica digital foi um processo bastante suave, considerando que os médicos da Prevent Senior já estavam habituados ao uso de tecnologia em seu dia a dia. Para se ter uma ideia, hoje todos os dados dos pacientes da operadora de saúde encontram-se em um big data que permite o acompanhamento das informações dos pacientes em tempo real, por meio do uso de um computador ou telefone celular”, ressalta Batista Júnior.