GestãoNewsNewsletter

RaiaDrogasil aumenta em 70% sua produtividade para análise de dados com Alteryx

0

A RD – RaiaDrogasil, uma empresa líder no mercado brasileiro de farmácias, aumentou em 70% sua produtividade para análise de dados com Alteryx. O processo de implementação da ferramenta foi realizado pela Nordica, empresa de consultoria e distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho.

Criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A, hoje a companhia conta com mais de 47.000 funcionários atuando em 24 estados e, no último ano, obteve um faturamento de R$ 21,2 bilhões. A RD possui um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia e Drogasil), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, Vitat – plataforma de gestão de saúde, e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, Triss, Caretech, Nutrigood e marcas Droga Raia e Drogasil).

A companhia precisava de uma solução robusta, capaz de processar grandes volumes de dados e unificando diversas fontes de informação em um único lugar. Entre os objetivos estavam automatizar processos manuais e, portanto, otimizar o tempo dos colaboradores, além de garantir a tomada de decisões com base em análise de dados, possibilitando o acesso granular das informações. O Alteryx facilitou a análise além de centralizar o processo de automação, mapeamento e visualização de dados. Com a ferramenta, que apresenta uma interface simples e amigável para usuários não técnicos, a companhia consegue fazer diversas análises e em menor tempo, ganhando em produtividade, performance, eficiência e confiabilidade, o que permite direcionar as energias do time para tarefas mais estratégicas.

“Tivemos ganhos de, em média, 70% de produtividade. Além disso, por meio de um programa de democratização dos dados e uso intenso da ferramenta Alteryx, desenvolvemos insights para inovar dentro das áreas de negócio e enxergar novas possibilidades. Ganhamos em agilidade, flexibilidade, escalabilidade, abrangência da checagem e hoje temos controles mais efetivos e maior visibilidade. O Alteryx é definitivamente uma das melhores ferramentas desse segmento no mercado, com uma vasta comunidade para suporte, até mesmo em português. Apresenta uma integração muito grande, facilidade de uso e rápida absorção, permitindo conexão com praticamente todos os bancos de dados ou ferramentas existentes, além de inúmeros complementos para instalar, ampliando ainda mais suas funcionalidades.”, avalia Sérgio Lopes, Chief Data Officer/diretor de Democratização de Dados da RD.

“Fico satisfeito em ser um parceiro da RaiaDrogasil neste projeto de transformação. O Alteryx é uma plataforma focada na sua facilidade de uso, que empodera todos de uma organização, independente do seu conhecimento ou cargo, a transformar dados em resultados tangíveis. Democratizar, ter agilidade e confiabilidade dos dados é essencial em um mercado tão competitivo como a RD atua”, destaca Hélcio Kodama, diretor de Vendas da Nordica.

Juliana Mendes, Data Analytics da Nordica, explica que foi realizada uma imersão completa dentro das áreas da RD para extrair ao máximo as potencialidades do Alteryx. Foi desenvolvido um trabalho multidisciplinar que envolveu várias áreas da empresa, desde operações das lojas, até a diretoria, visando garantir a eficiência do fluxo e a visibilidade dos dados em toda a operação.

Lopes reforça a qualidade de todo o processo de implementação, suporte e consultoria do time Nordica que auxiliou a RD a vencer o período de adaptação com excelência. Desde a implementação, iniciada em fevereiro e finalizada em junho deste ano, sendo um período de intensa consultoria que ajudou a companhia a identificar possíveis melhorias.

Enovacom, subsidiária da Orange Business Services, lança solução para acelerar digitalização da jornada do paciente

Artigo anterior

Startup de combate à insônia recebe parecer do CRM-MG que pode beneficiar outras empresas de telemedicina

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais Gestão