Home Inovação Em meio à crise de dengue no Brasil, alunos de farmácia desenvolvem repelente sustentável

Em meio à crise de dengue no Brasil, alunos de farmácia desenvolvem repelente sustentável

por Redação
0 comentário

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve um aumento de mais de 500 milhões de casos de dengue no ano passado, tendência que se replicou no primeiro trimestre de 2024. Diante do estado de emergência em São Paulo, a educação se destaca como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de soluções eficazes em momentos críticos. É o que mostra o caso dos alunos do curso de farmácia da escola Grau Técnico Lapa (SP), que desenvolveram um repelente de baixo custo utilizando resíduos de alimentos como borra de café e óleo de soja usado.

Para a produção do repelente sustentável, precisa-se de 3 colheres de borra de café, 20ml de água, 30ml de óleo de soja, um recipiente de vidro, 5 centímetros de barbante e tampa de garrafa de ferro. O composto demonstrou eficácia ao afastar insetos, moscas (vetores de doenças), pernilongos (culex) e mosquitos Aedes Aegypti. O processo de repelência inicia-se após a queima do barbante, criando uma barreira natural.

Sob a supervisão do professor Carlos Henrique Machado, os 15 alunos responsáveis pelo projeto buscaram garantir que o item tivesse um custo acessível e pudesse ser facilmente produzido em casa. “Com um repelente ecológico e de baixo custo, contribuímos para a redução dos casos de dengue, diminuindo a exposição das pessoas ao agente transmissor por meio de picadas”, explicou Laura Knoch, diretora pedagógica.

Além do desenvolvimento do repelente, os alunos realizarão oficinas para ensinar a população a produzir o repelente caseiro e distribuirão folhetos educativos, ampliando assim o impacto positivo dessa iniciativa na comunidade. O Grau Técnico Lapa fica localizado na Rua Clélia, 2064, Lapa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside