segunda-feira, abril 29, 2024
Home News NEC disponibiliza no Brasil solução de IA para triagem de retinopatia diabética

NEC disponibiliza no Brasil solução de IA para triagem de retinopatia diabética

por Redação
0 comentário

A NEC acaba de anunciar a disponibilidade no Brasil da solução de inteligência artificial para triagem de retinopatia diabética NEC OptoMize. A solução, que já é utilizada há mais de cinco anos pelo reconhecido sistema de saúde britânico, o National Health System (NHS), emprega a tecnologia de IA para detectar a presença de retinopatia diabética e da maculopatia entre pacientes assintomáticos com diabetes.

Além de contar com ferramentas de manipulação e classificação de imagem de última geração, o NEC Optomize utiliza o sistema de machine learning, que faz com que seja possível aumentar exponencialmente a capacidade de triagem automática, tendo em vista que compara as características das amostras colhidas e as guarda a cada exame. “Com esse tipo de tecnologia, conseguimos fazer com que o software ‘aprenda’ a cada sessão em que é utilizado e se aprimore constantemente”, comenta Cristiano Blanez, diretor de Inovação da NEC no Brasil.

O executivo conta, ainda, que o NEC Optomize é um sistema altamente escalável, uma vez que se trata de um software hospedado na nuvem e que é compatível com a maioria dos equipamentos médicos utilizados para exames clínicos da visão. “O emprego dessa solução vem totalmente ao encontro das necessidades de países como o Brasil, onde as distâncias territoriais são grandes e, muitas vezes, não existem especialistas focados no tratamento da retinopatia diabética”, explica.

Além da finalidade de triagem da retina, a solução NEC OptoMize também funciona como uma plataforma responsável pela administração de todo processo efetuado pelas clínicas, desde a gestão das consultas até às interações com os pacientes. Por meio de uma interface funcional, que permite o gerenciamento de prontuários e dos demais dados envolvidos, é possível reduzir o trabalho manual e, assim, evitar erros.

Segundo Blanez, a automação avançada de gestão apresentada pelo produto reduz a possibilidade de falhas e melhora o atendimento. “O NEC OptoMize vem ajudando há anos o sistema de saúde na Inglaterra a detectar a retinopatia em pacientes diabéticos, com excelentes resultados, e também na jornada completa de tratamento. Trata-se de uma solução completa, com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, aos dados do tratamento, compondo um conjunto de relatórios integrados”, afirma o executivo.

Blanez conta, ainda, que a companhia está trazendo a solução para o Brasil com o objetivo, a princípio, de apresentá-la ao mercado local, enquanto é realizado o processo de homologação no país.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside