sexta-feira, julho 19, 2024
Home News Ultrassom intraoperatório com imagem auxilia no controle de ressecção de tumores

Ultrassom intraoperatório com imagem auxilia no controle de ressecção de tumores

por Redação
0 comentário

Seguindo a estratégia  de sempre disponibilizar no mercado brasileiro tecnologias que proporcionem tratamentos de saúde modernos e em consonância com o que há de mais atual no mundo, a Strattner trouxe para o Brasil os equipamentos de ultrassom intraoperatório da BK Medical. Únicos no Brasil, o dispositivo fornece aos cirurgiões as informações em tempo real de que precisam para tomar decisões críticas durante os procedimentos cirúrgicos, propiciando melhores resultados clínicos, maior segurança para conduta médica durante a cirurgia e reduzindo custos para o sistema de saúde.

“A tecnologia de ultrassom intraoperatório com imagem ativa faz com que os médicos tenham visibilidade interna do corpo do paciente em tempo real durante a cirurgia. É bastante eficaz para retirada de tumores, já que suas informações precisas possibilitam, por exemplo, verificar se ainda há lesão remanescente”, explica Liv Bahia, gerente de marketing da unidade.

Com recursos de imagem de alta precisão e qualidade, os sistemas de ultrassom, por meio dos transdutores exclusivos da BK Medical, são utilizados, principalmente, para procedimentos robóticos em conjunto com o robô da Da Vinci para procedimentos renais e do aparelho digestivo, como por exemplo, fígado, rins e pâncreas, principalmente. A tecnologia também é bastante utilizada em procedimentos neurocirúrgicos e para biópsia de próstata segura, capaz de reduzir o risco de infecção após o procedimento.

Na neurocirurgia, os exames pré-operatórios — ressonância magnética e tomografia computadorizada — podem ser utilizados em sobreposição com o ultrassom durante a cirurgia, permitindo assim a visualização de possíveis alterações durante o procedimento. A tecnologia ajuda na navegação de imagem com atualizações em tempo real e no acompanhamento do controle de ressecção (retirada do tumor), auxiliando o neurocirurgião a poupar áreas saudáveis do cérebro durante o procedimento.

Nas cirurgias robóticas rapidez e eficiência são essenciais.  Pequeno e compacto, o transdutor robótico permite um amplo campo de visão para uma navegação rápida e retirada de tumores de órgãos complexos e de difícil acesso anatômico. As imagens em 3D possibilitam a verificação em tempo real da localização e da profundidade do tumor. A tecnologia fornece o máximo de controle e contato com o órgão, proporcionando maior precisão cirúrgica, devido a somatória da cirurgia robótica à imagem de ultrassom de alta qualidade.

Os transdutores da BK Medical podem ser utilizados também para casos clínicos. A execução da biópsia transperineal (próstata) possui maior precisão graças ao transdutor biplanar, que proporciona imagem em dois planos diferente ao mesmo tempo, além de outras tecnologias envolvidas. O método tradicional mais utilizado no Brasil, é feito por meio de uma agulha guiada por ultrassonografia por acesso transretal, onde o ultrassom e a agulha são introduzidos pelo reto para alcançar a próstata.

No método adotado pela BK Medical, que é o mais utilizado na Europa, a introdução da agulha acontece pela via perineal coletando fragmentos para exame em toda a extensão da próstata.

Um dos benefícios da biópsia transperineal é que ela praticamente anula a ocorrência de infecção pós-biópsia. Em um documento publicado recentemente pela Associação Europeia de Urologia, a entidade compara por meio de estudos que há uma redução de 95% de complicações por infecção quando usada a biópsia transperineal ao invés da retal. De acordo com os estudos, a chance de contaminação com a biópsia transperineal é de apenas 0,1%.

A BK Medical ressalta que os seus transdutores intraoperatórios são 100% esterilizáveis. Este é mais um fator que garante a qualidade de imagem do produto, já que quando o médico utiliza no paciente um outro transdutor, específico de área externa, ele precisa colocar um preservativo no equipamento, interferindo na nitidez da imagem.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside