A catarinense IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de software em nuvem para a administração pública municipal, decidiu ouvir os clientes para fazer melhorias na ferramenta. Por meio de uma pesquisa online, que teve a participação de 1.730 usuários do sistema de saúde, a empresa obteve informações que estão sendo catalogadas pela equipe de desenvolvimento.
“A análise dos dados nos permitiu colher sugestões de melhoria que vão impactar diretamente o dia a dia dos enfermeiros, médicos, administradores, técnicos e principalmente visam aumentar ainda mais a qualidade do atendimento aos cidadãos “, diz o coordenador de desenvolvimento do IPM Saúde, Cássio Andersen. Segundo ele, o conhecimento de situações simples encontradas no dia a dia ajuda os desenvolvedores a implementar melhorias que antes poderiam demorar mais para serem feitas sem a comunicação direta dos usuários do software.
A pesquisa avaliou os principais módulos como prontuário eletrônico, agendamento de exames e consultas, vacinas, distribuição de medicamentos e toda a gestão da saúde no município. O sistema opera em nuvem desde 2008 e atende quase 100 municípios no Sul do país, a tecnologia elimina o papel e digitaliza os principais serviços da gestão pública.
Entre as mudanças sugeridas já implementadas estão aquelas que melhoram a experiência do usuário na utilização do software como padronização de cores e botões para simplificar a identificação de diferentes fases de uma tarefa; a importação de notas fiscais de medicamentos, o que diminuiu e até elimina a necessidade de digitação de dados pela equipe administrativa, a inclusão de novos campos e filtros de pesquisa para rotinas do sistema e desenvolvimento de novos e modernos componentes.
“Em geral, os ajustes sugeridos pelos usuários são processos que aumentam a agilidade do trabalho dos servidores da saúde e trazem mais confiança no uso do software”, diz Andersen. Ele explica que a tecnologia em nuvem simplifica e agiliza a implementação das mudanças. “Os sistemas que não operam em nuvem exigem que a atualização seja feita localmente, em cada cliente. Nos sistemas mais modernos, com a tecnologia cloud, as atualizações são imediatas para todos os usuários.”
A implementação das mudanças definidas após a pesquisa são desenvolvidas em Rio do Sul, onde funciona a fábrica de software da empresa, e instantaneamente ficam disponíveis para todos os clientes da empresa.
A pesquisa, que também procurou medir a satisfação dos usuários do sistema, mostra que os profissionais valorizam a eficiência. Um dos destaques, por exemplo, foi a análise feita pelos agentes comunitários de saúde. “Além de ser possível utilizar o software de maneira offline, o que é necessário em visitas a regiões das cidades onde não há boa cobertura de internet, a ferramenta digitaliza processos que antes exigiam a digitação de dados em diferentes formulários, atividade que consumia tempo que agora pode ser mais bem utilizado no atendimento à população”, diz Andersen.
A pesquisa incluiu ainda espaço para os profissionais listarem eventuais dúvidas sobre o uso do sistema. Os questionamentos mais comuns foram reunidos em um documento que está disponível para todos os usuários da ferramenta como forma de esclarecimento de dúvidas.