A GE HealthCare anunciou uma colaboração estratégica com a NVIDIA para impulsionar inovações em imagem autônoma, começando com tecnologias de raio-X e aplicações dentro do ultrassom. A parceria, que fortalece o relacionamento de 16 anos entre as empresas, tem como objetivo enfrentar os crescentes desafios na área da saúde.
A GE HealthCare é pioneira em tecnologia médica, acumulando inovações históricas como o tubo de raio-X, o primeiro ultrassom portátil, o primeiro ultrassom obstétrico 3D e algoritmos de IA embarcados para triagem de pneumotórax — atualmente, o raio-X e o ultrassom são os sistemas de diagnóstico por imagem mais utilizados no mundo, com 4,2 bilhões de exames realizados por ano. No entanto, o aumento da demanda, impulsionado pelo envelhecimento populacional, tem agravado a escassez de profissionais de radiologia, sobrecarregando o setor e atrasando diagnósticos essenciais.
Soluções autônomas de raio-X e ultrassom, habilitadas por IA, têm o potencial de reduzir essa carga, otimizando a captura e análise de imagens médicas. Com a NVIDIA como líder global em computação acelerada e IA e a GE HealthCare como referência mundial em soluções para saúde — sendo a empresa com mais autorizações da FDA para dispositivos habilitados por IA nos últimos três anos, totalizando 85 aprovações — essa colaboração pode ajudar a superar desafios críticos da área.
A GE HealthCare pretende desenvolver sistemas de raio-X e ultrassom com IA utilizando a nova plataforma NVIDIA Isaac for Healthcare, baseada em três computadores da NVIDIA voltados à construção de IA física, incluindo o NVIDIA Omniverse para simulação robótica. Com a plataforma NVIDIA Cosmos, a empresa treinará e testará dispositivos autônomos em ambientes virtuais antes da implantação no mundo real.
Transformando fluxos de trabalho e acesso ao raio-X
Inicialmente, a parceria se concentrará no desenvolvimento autônomo de sistemas de raio-X, explorando o potencial das plataformas NVIDIA Isaac for Healthcare e Jetson. A ideia é automatizar tarefas repetitivas realizadas por técnicos durante exames, permitindo que as equipes foquem no atendimento direto ao paciente e em casos complexos. Além disso, as empresas estudarão formas de interação entre máquinas e pacientes para guiar automaticamente os indivíduos durante o exame.
Avançando no ultrassom
Com a crescente popularização do ultrassom e o aumento da complexidade dos exames, tecnólogos e sonografistas enfrentam altos volumes de pacientes, jornadas longas e sobrecarga física e mental. Aproximadamente 90% dos sonografistas relatam distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, e 81% dos sistemas de saúde dos EUA reportam escassez de tecnólogos de radiologia.
Para mitigar esses problemas, GE HealthCare e NVIDIA planejam desenvolver sistemas de ultrassom autônomos para reduzir a carga de trabalho dos profissionais. Esses sistemas podem simplificar fluxos de trabalho e minimizar o esforço físico causado por movimentos repetitivos. Além disso, avanços em IA têm o potencial de assumir uma parcela maior das tarefas diárias por meio do aprimoramento da interpretação de imagens e da navegação robótica.
“A inteligência artificial e a IA física oferecem uma oportunidade incrível para expandir o acesso global aos sistemas avançados de imagem da GE HealthCare”, afirmou Kimberly Powell, vice-presidente de saúde da NVIDIA. “Ao treinarmos e testarmos soluções autônomas juntos, aceleraremos o futuro do diagnóstico por imagem, começando com as duas modalidades mais utilizadas: raio-X e ultrassom”, finaliza.