sexta-feira, março 1, 2024
Home News Homens vão tanto à farmácia quanto as mulheres, aponta levantamento

Homens vão tanto à farmácia quanto as mulheres, aponta levantamento

por Redação
0 comentário

Quem mais compra remédios, homens ou mulheres? Essa foi uma das dúvidas que a plataforma Consulta Remédios tentou sanar ao realizar uma pesquisa que envolveu mais de meio milhão de pessoas cadastradas. A plataforma é o segundo maior site de farmácias do Brasil e um dos dez maiores do mundo, segundo report da Similarweb.

Entre as descobertas sobre o universo dos consumidores digitais de produtos farmacêuticos está a de que, ao contrário do que se pensa, “homens vão tanto à farmácia quanto as mulheres”. Segundo o levantamento, os homens representam 44,1% dos consumidores, enquanto as mulheres 44,8%. “A gente sabe que o consumidor digital possui características diferentes de quem compra na loja física. Mas assim como todo o e-commerce, esse meio vem cada vez mais ganhando adeptos, e é importante entender quem é esse usuário, o que ele busca e então conseguir propor ações públicas de conscientização da saúde e outros movimentos a partir disso”, explica Paulo Vion, CEO da Consulta Remédios.

Além do gênero, a plataforma identificou que a faixa etária com maior representatividade total dentro da plataforma está entre 50 e 60 anos, com 22,7%. Já quando se fala do universo apenas de mulheres, 25,4% estão na faixa dos 40 a 50 anos, enquanto os homens estão na faixa dos 60 a 70 anos. “Surpreende ver que o público masculino é 60+. Recentemente fizemos um levantamento dos medicamentos mais vendidos pela plataforma e entre os três remédios mais vendidos dois eram para disfunção erétil, o que supõe uma relação entre os dois dados. Isso também fala muito sobre os homens, o cuidado com a saúde masculina e até mesmo um possível tabu sobre fazer esse tipo de compra de forma presencial”, alerta Vion.

Já quando se fala de localização, a região Sudeste é a que mais acessa serviços online de compra de medicamentos, e São Paulo é o estado que representa 26% de toda a plataforma. Ainda, no Sudeste os cinco medicamentos mais vendidos foram: 1) Epocler, utilizado para evitar o acúmulo de gordura no fígado; 2) Citrato de Sildenafila, medicamento usado no tratamento de disfunção erétil; 3) Ivermectina, utilizado no combate à parasita e vermes; 4) Fluconazol, antifúngico usado no tratamento de infecções; e 5) Neosoro, descongestionante nasal.

O Nordeste é a segunda região do Brasil que mais acessa a plataforma e realiza compras online de produtos farmacêuticos, sendo que o estado do Ceará sai à frente. “O tíquete médio do Nordeste é o mais alto da plataforma, chegando a R$ 1 mil”, conta o CEO. Entre os cinco medicamentos mais vendidos na região estão: 1) Tadalafila, medicamento com efeito aproximado do Viagra; 2) Dicloridrato de Betaistina Biosintética, utilizado no tratamento de sintomas como vertigem, zumbido nos ouvidos e outros; 3) Atorvastatina, para o tratamento de doenças do coração; 4) Olmesartana Medoxomila + Besilato de Anlodipino, para o tratamento de pressão alta; e 5) Atorvastatina Cálcica, medicamento usado para a redução de colesterol.

“A gente percebe uma grande diferença quando compara as regiões, seja de acesso, de compra, de ticket médio, e é muito importante que a gente enquanto empresa disponibilize esses dados, mas é mais importante ainda que o país, órgãos, profissionais, tenham acesso a esses dados. São informações muito relevantes para se pensar a saúde do país”, finaliza Vion.

Dados dos consumidores da plataforma

Gênero
44,1% – homens
44,8% – mulheres
10,9% – não informaram ou não se identificam com tais gêneros

Faixa etária
22,7% – 50 a 60 anos
22,1% – 40 a 50 anos
21,5% 60 a 70 anos
15,4% 30 a 40 anos

Faixa etária X gênero (mulheres)
25,4% – 40 a 50 anos
23,2% 50 a 60 anos
19,2% – 60 a 70 anos
16,6% – 30 a 40 anos

Faixa etária X gênero (homens)
24,7% – 60 a 70 anos
21,8% – 50 a 60 anos
18,5% – 40 a 50 anos
13,6% – 30 a 40 anos
13,4% 70 a 80 anos

Regiões 
46,8% – Região Sudeste
23,7% – Região Nordeste
15,7% – Região Sul
8% – Região Centro-Oeste
5,5% – Região Norte

Medicamentos mais vendidos por região (jan-jul/2023) 

Região Sul
Citrato de Sildenafila Neo Química
Tadalafila Cimed
Sorinan
Clotrimazol Creme Dermatológico EMS
Ivermectina Vitamedic

Região Sudeste
Epocler
Citrato de Sildenafila Neo Química
Ivermectina Vitamedic
Fluconazol
Neosoro

Região Centro-Oeste
Citrato de Sildenafila Neo Química
Simeticona Sanofi Medley Medley
Tadalafila Eurofarma
Ezetimiba Althaia
Atorvastatina Cálcica Eurofarma

Região Norte
Naridrin
Acetato de Ciproterona Bergamo/Amgen
Artrodar
Micofenolato de Mofetila EMS
Jardiance

Região Nordeste
Tadalafila Nova Química
Dicloridrato de Betaistina Biosintética – Aché
Atorvastatina Cálcica SEM
Olmesartana Medoxomila + Besilato de Anlodipino SEM
Atorvastatina Cálcica Nova Química

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside