A Faculdade e a Escola Técnica de Enfermagem do Hospital Alemão Oswaldo Cruz receberam o selo do Programa Nacional de Qualidade (PNQ) concedido pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). O reconhecimento tem por objetivo validar os processos de formação profissional em Enfermagem, desde o programa educacional, infraestrutura para as atividades teóricas e práticas, qualificação docente e outros diferenciais, que possam contribuir para que os futuros profissionais promovam uma assistência segura e eficaz, garantindo a qualidade assistencial. É a primeira vez que a certificação é dada a instituições de ensino de São Paulo.
“Além de reconhecer que temos nota máxima de avaliação do MEC (Ministério da Educação) para autorização de abertura do curso de enfermagem, o selo confirma a qualidade do ensino na formação de nossos futuros profissionais de enfermagem. Para os alunos, é a garantia de se formar em uma Instituição reconhecida não só pela excelência assistencial que o Hospital representa, mas também pela excelência na formação”, diz a Profª Drª Letícia Faria Serpa, gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O selo de qualidade da Cofen ocorre desde julho de 2018 com o intuito de creditar as instituições de saúde e ensino por seus modelos inovadores em gestão de riscos, segurança e educação. O processo que garante o selo envolve seis etapas, são elas: ações gerenciais sistêmicas, estrutura organizacional, aspectos operacionais, infraestrutura, gestão de pessoas e responsabilidade social.