Home Gestão Siemens inova na FCE Pharma com soluções de digitalização para a indústria farmacêutica

Siemens inova na FCE Pharma com soluções de digitalização para a indústria farmacêutica

por Redação
0 comentário

A Siemens, líder em tecnologia com propósito, participa da 28ª edição da FCE Pharma, o maior encontro da indústria farmacêutica na América Latina, que acontece na São Paulo Expo, de 4 a 6 de junho. A companhia estará presente com um estande repleto de demonstrações do que há de mais inovador em soluções de digitalização para o desenvolvimento da indústria farmacêutica. Na ocasião, a companhia irá destacar soluções que visam maximizar a eficiência operacional sem deixar de lado o exigente padrão de qualidade do segmento e seu comprometimento com a sustentabilidade.

A indústria farmacêutica no Brasil movimentou mais de 190 bilhões de reais em 2023 e responde por cerca de 40% do mercado de medicamentos da América Latina, segundo a consultoria Redirection International. Um de seus principais desafios é a implementação de tecnologias de digitalização e automação para área de desenvolvimento de novos medicamentos, produção e engenharia, possibilitando maior eficiência, redução de tempo e dos custos associados ao desenvolvimento e à escalabilidade da produção. A simulação e o desenho de processos são componentes essenciais para o ganho de escala garantindo que os medicamentos cheguem ao mercado de forma mais rápida e eficiente.

“Nós teremos a oportunidade de apresentar na FCE Pharma soluções que já são completamente viáveis do ponto de vista da tecnologia para reduzir o tempo de scale-up, otimizando os processos desde a fase de desenvolvimento até a produção em larga escala. Estamos falando de soluções de predição e automação que agilizam todo o ciclo de desenvolvimento do medicamento e aumentam a eficiência da indústria”, afirma Rodrigo Alvarez, Vertical Manager Pharma da Siemens.

Tecnologia Paperless e Gêmeo Digital

Boa parte da indústria farmacêutica ainda utiliza a receita de fabricação do medicamento no papel e todas as informações necessárias para o registro de cada lote produzido. Isso gera um documento com centenas de páginas e serve de consulta para órgãos regulatórios. Com a tecnologia de automação da Siemens, já é possível otimizar as etapas de fabricação, eliminando preenchimentos manuais e verificações de documentos físicos.

“Uma das nossas soluções compreende a implementação do software Opcenter Execution Pharma, sistema de execução de fabricação (MES) que oferece produção sem papel e registro eletrônico de lote (eBR) dos medicamentos”, explica Alvarez.

A digitalização completa dos processos possibilita uma maior adaptação às mudanças e desafios, assegurando que as empresas mantenham uma posição competitiva. Durante a feira, a Siemens demonstrará o conceito do Gêmeo Digital associado ao uso de equipamentos da indústria farmacêutica. A tecnologia produz uma simulação virtual do mundo real por meio de uma aplicação de software que permite antecipar todas as condições de operação. Isso apoia a indústria em questões como a diminuição da pegada de carbono, redução de custos e dezenas de outros contextos do mundo real.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias