As fraudes no setor de saúde suplementar têm gerado perdas significativas para as operadoras de planos de saúde em todo o Brasil. Só em 2022, a perda estimada foi de R$ 34 bilhões. Para muitas pessoas, pode ser só uma carteirinha emprestada ou um dado pessoal compartilhado de forma equivocada, mas o impacto é enorme.
Com o lema “Fraude é como um vírus. Se não for controlada, ela se espalha”, a Unimed Sorocaba lançou em setembro de 2024 sua campanha de Prevenção Antifraudes, criada para chamar alertar beneficiários, prestadores de serviços e colaboradores sobre a necessidade de combate aos golpes contra os planos de saúde, protegendo o sistema de saúde e mantendo a ética como parte essencial do nosso plano.
Token
A Unimed Sorocaba lançou ainda uma ferramenta antifraudes que ajuda a confirmar dados dos clientes no momento do atendimento em consultas, terapias e até exames. O Token é um código temporário gerado automaticamente para confirmar a identidade do cliente de forma segura e é utilizado para combater alteração de informações médicas, como a simulação de um falso estado clínico para obtenção de procedimentos desnecessários que afetam diretamente os custos do plano.
O Token é solicitado no momento do atendimento na rede credenciada no início do atendimento e é enviado ao cliente através do app da Unimed Sorocaba, SMS, e-mail ou whatsapp. Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato com a cooperativa através do canal de denúncias 0800 700 7047.
O Presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, destaca que a cooperativa criou um Comitê que atua na discussão de ações que visam prevenir e combater fraudes. “O comitê está em constante monitoramento de ameaças e ações para evitar que as tentativas de fraudas abalem a confiança do cliente em nosso sistema operacional e garantir a saúde financeira da nossa cooperativa.”
Sigilo de dados
Os golpes aplicados aos planos de saúde têm diferentes abordagens e a orientação da Unimed Sorocaba é para que os dados de acesso ao sistema da Unimed Sorocaba sejam mantidos em sigilo a fim de evitar o uso inadequado por terceiros.
Entre as fraudes combatidas pela Unimed Sorocaba estão o empréstimo de carteirinha, que é pessoal e intransferível e seu uso por outra pessoa caracteriza crime, com penalidades previstas em lei. Outro exemplo é a alteração de informações médicas com a simulação de um falso estado clínico para obtenção de procedimentos desnecessários é outra forma de fraude que afeta diretamente os custos do plano.
Campanha
A campanha conta com três etapas estratégicas. A primeira é a Conscientização, que busca informar e sensibilizar o público sobre os riscos e as consequências dessas práticas. Em seguida, vem o Engajamento, que envolve beneficiários e prestadores, promovendo a discussão e a troca de informações sobre o tema. Por fim, a Conversão, o momento de continuar mantendo a ética e a responsabilidade como pilares, fazendo com que o público se torne um agente de fiscalização.