terça-feira, março 5, 2024
Home News Doctoralia finaliza 2023 com mais de 26 milhões de usuários únicos por mês

Doctoralia finaliza 2023 com mais de 26 milhões de usuários únicos por mês

por Redação
0 comentário

A Doctoralia, plataforma líder em agendamento de consultas, acaba de realizar uma pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, o marketplace da Doctoralia chegou a alcançar mais de 26 milhões de usuários únicos por mês, somente em 2023. Levando em conta os dados do Censo 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, que mostra que a população brasileira chegou a 203,6 milhões, a Doctoralia está no dia a dia de mais de 12% dos habitantes, ou seja, uma a cada oito pessoas tem acesso ao portal para escolher seu profissional de saúde ou clínica e fazer o agendamento online de consultas.

Esse cenário é reflexo de uma população cada vez mais digitalizada e em busca de boas experiências. De acordo com dados do Data Reportal Digital 2023, há 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil, o que equivale a 84% da população. Em janeiro deste ano, havia um total de 221 milhões de conexões móveis celulares ativas, valor equivalente a 102,4% da população total. 70,6% tem contas em redes sociais, ou seja, são mais de 150 milhões de contas ativas no país. Com relação ao tempo gasto na internet, o Global Overview Report mostrou que o brasileiro passa 9h32min por dia conectado à internet, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas da África do Sul, com 9h38min.

De acordo com Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru, Chile e da Feegow Clinic, o comportamento do consumidor mudou e o setor de saúde precisa estar pronto para atender às demandas do paciente digital. “É fato que estamos vivendo em um mercado ainda mais volátil, dinâmico e hipercompetitivo, e essa transformação acelerou e muito a mudança no comportamento do paciente. Hoje eles buscam por conforto e qualidade, estão mais atentos às informações dos profissionais e por essa razão, pesquisam, entram nas redes sociais dos médicos, leem as avaliações e procuram se informar o tempo todo. Por isso, ressalto uma premissa super importante – é preciso olhar para a experiência do paciente, porque no final das contas é ele que irá avaliar seu atendimento e quem teve boa experiência, fideliza e recomenda”, explica Cadu.

A pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital realizada pela Doctoralia aponta que,  entre os períodos de 2018 a 2023, a faixa etária predominante entre os usuários sempre foi de 25 a 34 anos, sendo 38% em 2018 e 26,1% em 2023. Porém, houve um aumento no número de usuários mais jovens entre 18 a 24 anos, sendo 11% em 2018 e 22,5% em 2023. Outro índice que chamou atenção foi o crescimento de pessoas da melhor idade, conhecido como os 65+, passando de 3% em 2018 para 6,1% em 2023. Essa última informação em específico mostra uma maior digitalização e mudança no comportamento desse público, devido à transformação digital impulsionada pela pandemia de Covid-19.

Quando ressaltam a Telemedicina em números, desde que a Doctoralia começou a fornecer gratuitamente o serviço à rede pública de saúde durante a pandemia, logo após a autorização dos órgãos responsáveis em março de 2020, a healthtech soma mais de 3 milhões de consultas online, o que representa 11,19% de todos os agendamentos da plataforma em três anos. Entre as especialidades mais buscadas estão as de saúde mental, psicologia e psiquiatria, que totalizam 65% dos agendamentos na plataforma.

“Esse levantamento traz dados importantes para que possamos entender, de fato, qual é o perfil do paciente digital atualmente. Todos buscam por uma experiência em saúde mais eficiente, inteligente e humana, e isso inclui desfecho clínico, tipo de atendimento recebido, empatia, compaixão e cuidado centrado no paciente”, conclui Cadu Lopes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside