quinta-feira, outubro 3, 2024
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Seguros Unimed contabiliza 6,3 mil clientes no modelo de Atenção Primária à Saúde

por Redação
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O mês de abril é marcado pela celebração do Dia Mundial da Saúde, no dia 7, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e para comemorar a data a Seguros Unimed decidiu destacar a política de Atenção Primária à Saúde (APS), modelo de gestão por meio do qual foram atendidos 6,3 mil clientes, de acordo com fechamento de 2021.

O APS é utilizado desde a década de 1920 em países da Europa, Canadá, Estados Unidos e também praticada no Brasil desde o início do século XX, primeiramente com foco em educação sanitária. Desde 2019, com financiamento do programa Previne Brasil, que permite um maior repasse de verbas aos municípios e ao Distrito Federal, a APS se apoia em quatro pilares: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado.

O conceito tem como principal objetivo propor um modelo de atendimento que promova a prevenção contra doenças, o diagnóstico precoce, acesso a tratamentos, reabilitação e redução de danos por meio de sistemas que disponibilizam atendimento essencial facilitado e ágil. Além disso, contempla consultas, exames e ações que promovam o foco no cuidado com a saúde, prevenindo, assim, o agravamento de doenças e o desgaste físico, emocional e até econômico.

“A APS é um modelo de assistência que oferece um cuidado integral ao paciente e, também, agrega eficiência e sustentabilidade às operadoras, por exemplo. Nesse sentido, incentivar e promover uma equipe especialista, com enfermeiros e médicos de família, possibilita uma visão global sobre a coordenação do cuidado, favorecendo o empoderamento do paciente com relação à sua saúde”, afirma Agenor Ferreira da Silva Filho, diretor de Operações da Seguros Unimed.

Grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 84% do território nacional, a Seguros Unimed se apoia na Atenção Primária à Saúde como uma de suas estratégias de futuro para manter a excelência do cuidado e a sustentabilidade dos negócios, entendendo que essa seja a forma mais efetiva de promoção do bem-estar físico e emocional das pessoas.

A estruturação do programa de APS da empresa inclui a instalação de consultórios em parte dos seus clientes corporativos, com médicos de referência e equipe multidisciplinar. Internamente, a Seguros Unimed também disponibiliza o programa aos seus 1,4 mil colaboradores, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, além de contar com uma clínica-modelo na região da Avenida Paulista, em São Paulo, e com consultórios credenciados para atendimento aos colaboradores que residem em outras regiões do país. No total, a Seguradora contabilizou 6,3 mil clientes em atendimento no modelo de Atenção Primária à Saúde no ano de 2021.

“Além de ser um modelo mais efetivo para cuidar da saúde, recomendado pela OMS há mais de 40 anos, a Atenção Primária agrega mais eficiência aos processos das seguradoras, uma vez que a figura de um médico da família torna-se uma consultoria de saúde, auxiliando no controle de doenças crônicas e na prevenção de agravos em saúde, já que passa a ter pleno conhecimento do histórico pessoal e familiar das pessoas”, conclui Agenor.

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