A inteligência artificial é uma força propulsora que contribui para a excelência em diversos setores da saúde. A telemedicina, consolidada como uma alternativa viável no atendimento médico, utiliza essa tecnologia para personalizar a consulta e engajar os pacientes. Neste contexto, a Doutor Ao Vivo, healthtech líder no ecossistema de saúde digital e telemedicina, lança sua IA para apoiar a triagem de pacientes no pronto-atendimento das unidades de saúde.
“Ao acessar o totem de atendimento, a inteligência artificial solicita que o paciente informe seus sintomas inicialmente por voz. A IA processa esses dados iniciais e, em seguida, faz novas perguntas relacionadas aos sintomas para fornecer o melhor direcionamento dentro de protocolos de classificação de risco, adotado pela unidade de emergência”, explica o CEO da Doutor Ao Vivo, Mauren Souza.
Com isso, será gerada uma classificação de risco, indicando se o paciente pode aguardar na fila conforme sua posição ou se ele necessita de atendimento prioritário. “Todas as informações inseridas durante o primeiro acesso são enviadas diretamente para o prontuário do paciente. Assim, quando o médico acessar a sala de consulta, ele poderá ver todo o histórico de informações e apoio para geração de hipóteses diagnósticas a partir desses dados”, reforça.
O CEO ainda ressalta que a ferramenta é totalmente customizável, permitindo configurar o percentual de acurácia na classificação de risco e a quantidade de interações que o paciente pode ter com a IA. “O objetivo é gerar uma classificação de risco precisa e um atendimento mais assertivo”, afirma Souza.
Na visão do executivo, o acesso inicial a cuidados via telemedicina tende a reduzir as superlotações nas unidades de emergência. “A integração com prontuários eletrônicos permite que os médicos analisem o histórico do paciente e façam avaliações completas sem a necessidade de procurar em registros de papel”, detalha.
Telemedicina
Impulsionada pela pandemia de Covid-19, a telemedicina se consolidou como uma alternativa viável no atendimento médico e vem crescendo no Brasil, tanto entre as empresas privadas quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), que planeja investimentos e expansão nos próximos anos.
Em 2023, mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram realizados à distância no país, de acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que reúne 14 grupos de operadoras de planos de saúde. Esse número representa um aumento de 172% em relação às 11 milhões de consultas remotas realizadas entre 2020 e o final de 2022.
Nesse contexto, a telemedicina une práticas da medicina tradicional com tecnologia de conexão remota, expandindo o atendimento para regiões anteriormente isoladas e que historicamente sofrem com a falta de profissionais dispostos a atuar no local. Isso promove o bem-estar e uma abordagem mais humanizada ao cuidado.
O primeiro semestre de 2024 da Doutor Ao Vivo foi marcado por conquistas significativas. Desde 2019, 1 milhão de pacientes foram atendidos e 2 milhões de consultas foram realizadas. “Esses números nos enchem de orgulho, pois não foram alcançados rapidamente. Foram necessários anos de trabalho árduo, estudo e dedicação à causa da telemedicina no Brasil”, reforça Souza.