GestãoNewsletter

Farmacêutica Myralis leva infraestrutura SAP à nuvem do Google Cloud para reforçar inovação

1

Reforçar e acelerar sua estratégia de inovação, fazendo com que processos que antes duravam horas, passassem a ser feitos em minutos. Foi com esse objetivo que o laboratório brasileiro Myralis, líder nacional na produção de vitamina D, entre outros medicamentos, decidiu levar sua infraestrutura de SAP à nuvem do Google Cloud.

Há mais de seis anos, a farmacêutica usa a plataforma SAP como seu sistema de gestão central, da produção até o financeiro. Desde sua implementação, no entanto, o sistema funcionava em um ambiente on-premise. A infraestrutura anterior não permitia rodar múltiplas ações de forma simultânea, sem comprometer o desempenho, o que gerava um desgaste operacional e afetava a área de negócios. Era preciso tomar uma decisão para mudar, inovar e evoluir, o que resultou na escolha pela nuvem.

Para realizar a migração, a Myralis contou com a parceria da SantoDigital, consultoria especializada em fornecer serviços e soluções focados em cloud computing. O processo foi realizado em três meses e sem interrupções durante o período de maior volume de vendas da companhia.

A mudança para a nuvem proporcionou uma virada de chave na utilização de SAP na Myralis. A equipe calcula uma melhoria de 80% na usabilidade do sistema, resultado de uma alta performance e baixa latência, mesmo com uma comunicação feita via VPN (rede virtual privada). A geração de relatórios passou de horas para minutos, assim como os processos de backup e restauração de dados. Hoje, é possível restaurar um ambiente SAP em até seis minutos.

Com o apoio da SantoDigital, a empresa migrou toda a infraestrutura da SAP para o Google Cloud, com base no Compute Engine. Os testes iniciais fluíram tão bem que a equipe decidiu fazer a mudança logo em seguida, mesmo durante o período de maior volume de venda. E funcionou: não houve indisponibilidade do sistema durante os três meses de migração. O projeto ainda recebeu a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nos três tipos de qualificação necessárias para a indústria farmacêutica: instalação, operacional e performance.

“Quando procuramos a SantoDigital e o Google Cloud, pensávamos que, por sermos uma empresa média, brasileira, talvez seríamos só mais uma para eles. E não foi o que sentimos. Tivemos uma conversa muito bacana sobre futuro e estratégia, as portas foram abertas de uma maneira bem diferente dos outros parceiros”, relembra Denis Carnevalli, diretor de tecnologia da Myralis.

“Nossa missão é acelerar a capacidade de transformação de cada organização, por meio da inovação baseada em dados com a melhor infraestrutura, plataforma, soluções do setor e experiência para transformação digital. Acredito que nosso projeto com a Myralis e a SantoDigital demonstra o potencial consultivo das tecnologias que oferecemos”, afirma Alberto Oppenheimer, diretor de soluções e vendas para a América Latina do Google Cloud.

Análise de oportunidades

A SantoDigital apresentou à Myralis uma análise comparativa entre o que o ambiente anterior proporcionava e o que o Google Cloud poderia oferecer em questões de recursos e custos. Uma vez aprovado o projeto, o parceiro apoiou todo o processo de mudança. “O papel da SantoDigital foi provisionar o ambiente, definindo acessos e configurações de acordo com as melhores práticas do Google, para que o time técnico da Myralis pudesse realizar a migração”, explica Enrico Roman, gerente de TI da SantoDigital.

A nova infraestrutura, que é baseada no Compute Engine – serviço do Google Cloud que possibilita criar e executar máquinas virtuais -, também permitiu ampliar o número de integrações com outros serviços, como o sistema da Secretaria da Fazenda ou ambientes legados da empresa, com agilidade. Agora é possível não só acompanhar o ritmo das demandas de negócio, como superar metas de produtividade.

Além de seu ambiente SAP, a Myralis conta atualmente com soluções do Google Cloud em outras frentes, com foco especialmente em análise de dados e microsserviços. Com o apoio da SantoDigital, o time de tecnologia quer ir além e inovar cada vez mais com a adoção de novas ferramentas na nuvem.

Dr.Cash recebe aporte “pré série A” de Bossanova e do recém chegado ao Brasil, Incubate Fund

Artigo anterior

TopMed chega aos 15 anos com marca de 3 milhões de vidas anuais atendidas e crescimento de 5 vezes nos últimos 18 meses

Próximo artigo

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais Gestão