Home News Sabará Hospital Infantil inaugura primeiro centro privado de tratamento à criança queimada

Sabará Hospital Infantil inaugura primeiro centro privado de tratamento à criança queimada

por Redação
0 comentário

Embora os acidentes com queimaduras sejam mais lembrados durante as festas juninas, é importante lembrar que acontecem durante o ano todo e 70% ocorrem dentro da própria casa. Segundo dados do Ministério da Saúde, registramos 150 mil casos de queimaduras por ano, sendo que 30% envolvem crianças. Na última década, 3 mil crianças e adolescentes até 14 anos perderam suas vidas em decorrência de queimaduras.

“As queimaduras são lesões que causam não só cicatrizes na pele, mas traumas psicológicos profundos na criança na medida em que apresentam muita dor durante o tratamento, além de marcas, alterações funcionais e estéticas”, explica o cirurgião plástico Luiz Philipe Molina Vana, coordenador do CTCQ- Centro de Tratamento à Criança Queimada, recém-inaugurado pelo Sabará Hospital Infantil.

O CTCQ- Centro de Tratamento à Criança Queimada é o primeiro centro exclusivo para o cuidado de crianças e adolescentes vítimas de queimaduras em hospital privado no País. Inaugurado em outubro, o Serviço presta atendimento emergencial em nosso Pronto- Socorro, consultas com especialistas e cirurgiões com bastante experiência nesse tipo de acidente. O suporte prestado é integral, isto é, inclui desde atendimentos simples, com controle da dor, curativo local e alta para casa com orientações até casos graves que necessitam de tratamento em UTI- Unidade de Terapia Intensiva.

Segundo o Dr. Molina, “cuidar de uma criança com queimaduras exige uma estrutura de atendimento multidisciplinar que preze não só pela aparência das lesões, como também pelas questões psicológicas. E isso só pode ser encontrado em um hospital que é referência no cuidado de crianças com condições complexas”. É sabido que os indivíduos com queimaduras expostas sofrem de diminuição da autoestima e mudanças constantes de humor. Em crianças estas consequências podem acarretar inúmeras sequelas emocionais ao longo de toda a vida.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside