sexta-feira, abril 26, 2024
Home Gestão Saúde lança mais três linhas de cuidado na atenção primária

Saúde lança mais três linhas de cuidado na atenção primária

por Redação
0 comentário

Para ajudar profissionais de saúde, gestores públicos e a população a identificar e tratar doenças, o Ministério da Saúde lançou mais três linhas de cuidado: dor torácica no adulto, asma e Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ). O projeto foi desenvolvido em parceria com Instituto para Avaliação de Tecnologia em Saúde (Iats).

Os materiais estão disponíveis na plataforma interativa, que reúne orientações sobre outros temas e que descreve o fluxo assistencial mais adequado aos usuários nos diferentes pontos de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). A coordenação da rede de atenção é feita pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

As linhas de cuidado ajudam a organizar os serviços prestados pelos SUS, como explica o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara. “Com o projeto, queremos padronizar e integrar ações e serviços, com foco no cuidado centrado no paciente, para qualificar o diagnóstico preciso, com rápida intervenção de condições agudas e, sempre que necessário, o encaminhamento seguro para a Atenção Especializada.”

Dor torácica no adulto

Em geral, no atendimento a usuários com queixas de dor torácica, observa-se que grande parte das causas da dor é de origem não-cardíaca. Entretanto, as equipes devem estar preparadas para fazer o diagnóstico e o adequado manejo clínico de quadros potencialmente graves. A Linha de Cuidado Dor Torácica no Adulto busca dar apoio às equipes de saúde para que consigam identificar a dor que oferece risco de vida. O material dá suporte na tomada de decisão para o encaminhamento aos serviços de urgência ou para o início de algum tratamento com especialistas.

Asma

A Linha de Cuidado da Asma apresenta informações sobre o planejamento terapêutico, descreve a avaliação clínica, o cuidado em condições especiais (pré-escolares, gestantes e idosos), fluxo de encaminhamento e acompanhamento longitudinal em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde. O conteúdo fornece importantes informações sobre a asma para o usuário, enfatizando “como tratar” e “onde tratar”. Já para gestores, auxilia no processo de implantação, fornecendo dados que colaboram na organização da rede de atenção à saúde, de acordo com os contextos municipais ou regionais.

Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zika (SCZ)

Apresenta as medidas de prevenção, diagnóstico precoce, acompanhamento e tratamento das crianças portadoras desse agravo. O material propõe diretrizes e ferramentas para instrumentalizar o profissional de saúde da atenção primária para os cuidados dessa condição, de forma que, independentemente da complexidade do serviço em que a pessoa esteja sendo atendida, o vínculo seja mantido. O conteúdo descreve as ações de Vigilância em Saúde, o planejamento assistencial e o acompanhamento longitudinal.

A Linha de Cuidado da Síndrome de Infecção Congênita pelo vírus Zica oferece informações importantes para a criança diagnosticada, familiares e cuidadores, de forma a permitir que participem ativamente do percurso terapêutico de cuidado, assumindo o protagonismo desse processo.

O projeto

As linhas de cuidado foram desenvolvidas com base em levantamento de dados de protocolos, diretrizes e normas técnicas previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais. Os materiais não só auxiliam os profissionais de saúde a elaborar estratégias de prevenção, rastreio e atenção aos pacientes, como também ajudam a população a saber quais serviços públicos deve procurar e os cuidados recomendados para cada caso e cada etapa do tratamento.

Treze temas já estão disponíveis: AVC no adulto; hipertensão arterial sistêmica; transtorno do espectro autista na criança; HIV/AIDS no adulto; obesidade no adulto; diabetes mellitus tipo 2; tabagismo; doença renal crônica; hepatites virais; puericultura; dor torácica no adulto; asma e síndrome de infecção congênita pelo vírus Zika. Outros onze estão em desenvolvimento.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside