InovaçãoNewsletter

Hospital dos EUA implanta sistema de IA para rastrear de câncer de cólon

0
people-5788215_640.jpg

O sistema de saúde do estado de Illinois nos Estados Unidos está implementando a ferramenta de inteligência artificial (IA) da Medtronic, que demonstrou reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de cólon através de exames. O primeiro hospital do estado a adotar a ferramenta é o Rush University Medical Center.

Segundo a Medtronic, o sistema de endoscopia inteligente GI Genius pode ajudar a aumentar a capacidade de localizar vários pólipos durante uma colonoscopia em 50%, resultando em diagnóstico e tratamento aprimorados de doenças digestivas. O sistema opera com algoritmos de deep learning e detecta pólipos colorretais que a olho nu não podem ser vistos.

Pesquisas mostram que cerca de 5% dos adultos nos EUA são diagnosticados com câncer de cólon durante a vida. O sistema Medtronic auxilia gastroenterologistas na identificação de pólipos colorretais e pode aumentar a taxa de detecção de adenoma (ADR) em até 14,4%, de acordo com um estudo. Isso é crucial porque, à medida que essa taxa aumenta em 1%, resulta em uma diminuição de 3% na chance de formação de câncer entre os exames.

A implementação deste novo sistema de IA também é a primeira ação realizada em colaboração entre a Medtronic e o Rush University Medical Center. “Esta nova tecnologia terá um impacto significativo nos resultados de exames dos pacientes”, disse Joshua Melson, diretor médico da clínica de alto risco da Divisão de Doenças Digestivas do Rush University Medical Center para cânceres gastrointestinais. “Médicos especialistas também se beneficiarão dessa tecnologia, pois poderão detectar pólipos mais facilmente antes que se tornem cancerosos. Com o câncer colorretal, a detecção precoce é fundamental”, disse ele.

O novo sistema será implantado primeiro no Rush University Medical Center, Rush Copley Medical Center, em Aurora, Rush Oak Park Hospital e Rush Oak Brook, todos com sede no estado de Illinois.

Empresa desenvolve tela braile tátil compatível com iPhone e iPad

Artigo anterior

Saúde lança mais três linhas de cuidado na atenção primária

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também pode gostar