quinta-feira, abril 25, 2024
Home News Acordo firmado pela Prosus permite funcionamento de PET Scan no Hospital de Base

Acordo firmado pela Prosus permite funcionamento de PET Scan no Hospital de Base

por Redação
0 comentário

O Hospital de Base começou a utilizar o equipamento PET-CT para a realização de exames para diagnósticos mais precisos de câncer e outras doenças. Os primeiros três pacientes foram atendidos nesta terça-feira, 14 de setembro. A iniciativa é resultado de acordo firmado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) com o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e a empresa GE Healthcare que permitiu a instalação do aparelho no hospital. A unidade é a primeira da rede pública a contar com esse equipamento para a realização de exames com alta definição de imagens.

O equipamento foi adquirido em 2013 ao custo de R$ 3 milhões, mas nunca foi colocado em funcionamento por falta de infraestrutura para instalação. A Justiça homologou o acordo proposto pelo Ministério Público, em outubro de 2019, entretanto o equipamento começou a ser utilizado apenas agora em razão de atraso na realização das obras estruturais e do treinamento de servidores para operar a máquina.

 Acordo

A empresa GE Healthcare, que é a fornecedora do aparelho, ficou responsável por executar as obras necessárias no Setor de Imagem Molecular do hospital, estimada em R$ 1,9 milhão. Nesse valor foi incluída a aquisição e a instalação de equipamentos para a climatização e a blindagem radiológica do espaço. Além da montagem e da instalação do PET Scan, a empresa também está realizando o treinamento dos profissionais que estão manuseando o aparelho.

A produção desse modelo de PET Scan foi encerrada em 2014, e as vendas, em 2015. Pelo acordo, a empresa terá de produzir as peças de reposição e fornecer a manutenção do aparelho até 2025. A garantia integral do equipamento é de 36 meses a contar da instalação, incluindo atualizações de software e hardware.

Em 2016, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também ajuizou ação de improbidade contra gestores da Saúde que autorizaram a aquisição do PET Scan sem licitação, planejamento técnico ou estudos prévios. A ACP segue em curso, ainda sem sentença definitiva.

Para o promotor de Justiça da Prosus Clayton Germano, com o funcionamento do aparelho, o Ministério Público cumpre sua missão constitucional de controle e fiscalização das políticas públicas para melhorar o atendimento oferecido aos pacientes do SUS. “Não fosse a atuação do MPDFT, o equipamento ficaria encaixotado por mais dez anos. Agora, é manter seu regular funcionamento e proporcionar o melhor diagnóstico possível para a população”, destacou.  

O trabalho

De acordo com informações divulgadas pelo Iges-DF, a equipe que vai operar o PET-CT começou a ser treinada em 26 de agosto. São 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos nucleares, físicos e radiofarmacêuticos.

Ivana fez tomografia no tórax, abdômen superior e pelve, após se queixar de dores durante atendimento no Hospital Universitário de Brasília (HUB). “Eles me encaminharam para realizar o exame aqui no Hospital de Base para testar a máquina”, conta. “Achei o ambiente superagradável, a começar pela atenção e bom atendimento dos profissionais. Coisa de primeiro mundo”.

*Com informações do Iges-DF

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside