NewsNewsletter

Urologista ressalta benefícios da cirurgia robótica

0

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, durante a pandemia pelo coronavírus houve uma queda de 50% nas cirurgias urológicas. Isto é preocupante principalmente no tratamento do câncer de rim, bexiga e próstata, pelo risco da doença sair do estágio inicial e apresentar consequências irreversíveis.

No entanto, com o avanço da tecnologia, as cirurgias robóticas se tornaram cada vez mais presentes, de acordo com dados da única empresa que comercializa esse equipamento no Brasil, houve um crescimento de 90% no seu uso entre 2018 e 2020.

“Os benefícios promovidos por essa inovação são muitos, como atuação mais precisa do médico, mais segurança no manuseio, menores riscos de infecção, redução na perda de sangue durante a cirurgia, menos dor ao paciente, diminuição nos riscos de complicações no pós-operatório e menor tempo de internação, inclusive com alta no mesmo dia, conta o Dr. Marcos Dall´Oglio.

“Outra coisa que não é muito falado sobre o tema, é a questão dela facilitar cirurgias consideradas complexas e de difícil acesso. Todas essas vantagens podem, inclusive, melhorar a aceitação do paciente perante o procedimento, deixando-o seguro e confiante. Além de ser realizado em um tempo menor em comparação a cirurgia tradicional, sendo algo positivo tanto para a pessoa que vai ser operada, quanto para o médico.

Entre os casos em que o paciente pode se beneficiar com a cirurgia robótica, podemos citar câncer de próstata, nefrectomia radical ou parcial, cistectomia radical e prostatectomia por crescimento benigno da próstata.

“A implementação deste equipamento é um investimento importante, tanto para a qualidade de todo o procedimento, como também para a saúde de quem precisa da cirurgia, já que reduz as chances de problemas pós-operatórios. A inovação veio para nos ajudar, e por isso devemos utilizá-la”, finaliza.

Infor anuncia Dr. Bruno Toldo como CMIO para área de Healthcare

Artigo anterior

Konica Minolta Japan escolhe InterSystems IRIS for Health para integrar dados em sistemas de saúde

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News