Home News Consulta Pública avalia atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Diabetes Mellitus Tipo 2 no SUS

Consulta Pública avalia atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Diabetes Mellitus Tipo 2 no SUS

por Redação
0 comentário

Não saber que tem uma doença que, sem controle e tratamento adequado, pode levar a complicações graves como cegueira, perda de sensibilidade nas pernas e pés, perda da função dos rins e doenças cardiovasculares. Essa é a realidade da metade das pessoas em todo o mundo, entre 20 e 79 anos, que possuem diabetes e que ainda não foram diagnosticadas. O Brasil é o sexto país no mundo com maior número de pessoas com essa doença, com 15,7 milhões de pacientes em 2021². Desse total, cerca de 90% têm diabetes mellitus tipo 2 (DM2), uma condição cuja progressão é lenta e que geralmente se manifesta a partir dos 40 anos, como consequência de uma combinação de fatores genéticos e de estilo de vida.

Nesse cenário em que o diabetes é uma das emergências globais de saúde que mais cresce no século 21, a Conitec – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – no Sistema Único de Saúde (SUS) está avaliando a ampliação do acesso de medicamento de tratamento para pacientes com DM2, com mais de 40 anos com doença cardiovascular ou que tenham alto risco de desenvolver. A Consulta Pública de nº 54 para avaliação da atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do DM2 ficará aberta até 09 de janeiro e qualquer cidadão pode contribuir com a sua opinião.

Estudos apontam que o DM2 aumenta de 2 a 4 vezes o risco desses pacientes apresentarem algum evento cardiovascular, comparado às pessoas que não têm diabetes⁴. Além disso, 48% das hospitalizações no Brasil em pacientes com a condição são devido às complicações cardiovasculares, sendo que cerca de 50% dessas hospitalizações ocorrem em pessoas com menos de 65 anos⁵. Ter uma opção de intensificação de tratamento, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pode significar uma melhor adesão para o paciente e evitar complicações futuras.

Toda a sociedade pode participar de uma Consulta Pública. Para contribuir, basta seguir os seguintes passos:

Realize seu cadastro ou faça o login na plataforma e acesse o link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-conitec-sectics-n-54-2023-pcdt-de-diabete-melito-tipo-2. Lembre-se, seu usuário no gov.br é o mesmo utilizado para o Imposto de Renda ou Passaporte da Vacina;

Retorne à página da Consulta Pública nº 54;

Preencha o questionário com sua opinião;

Clique em enviar.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside