A Unimed Axis chega ao mercado com o objetivo de transformar a gestão hospitalar e ambulatorial do Sistema Unimed, o maior sistema de cooperativas médicas do mundo. A empresa nasce de uma demanda das cooperativas Unimed, que contam com 166 hospitais e outros serviços próprios, sendo a maior parte deles gerida pelas próprias cooperativas.
Com a iniciativa, essa tarefa poderá ser conduzida com mais assertividade por uma equipe técnica altamente qualificada, com a expertise de parceiros estratégicos e homologados. A expectativa é que, ao final do primeiro ano de operação, em conjunto com a Unimed Axis, esses hospitais tenham um ganho de eficiência operacional e financeira de 15% a 20%.
De acordo com Adelson Chagas, presidente da Unimed Participações, a Unimed Axis visa a otimizar a gestão dos recursos próprios do Sistema Unimed, e assim garantir a qualidade dos serviços de saúde, melhores experiências assistenciais aos pacientes, maior eficiência operacional, redução de custos, além de reforçar o posicionamento da marca. O executivo destaca que a novidade está em linha com a estratégia da Unimed Participações, holding do Sistema que atua com foco na criação de soluções e novos negócios.
“Este pilar de gestão e consultoria é um complemento a movimentos anteriores da Unimed Participações, sempre em busca de gerar oportunidades e fomentar novos negócios, de acordo com as demandas do Sistema Unimed. Já criamos, via InvestCoop, um fundo imobiliário para garantir recursos para a construção de novos hospitais. Depois investimos na UniBlue, com foco na equipagem das unidades de saúde. Agora, estamos trazendo soluções do ponto de vista de gestão e atuaremos com parceiros consolidados nesse mercado” explica o presidente.
A Unimed Participações já tem conversas em andamento com cooperativas e um universo vasto para trabalhar, uma vez que são mais de 160 hospitais próprios no Sistema Unimed. Desta forma, a holding disponibiliza um tripé completo de verticalização às Unimeds, com soluções que vão desde a captação de fundos para a construção e equipagem de hospitais, até a solução para a administração e gestão do complexo.
A atuação da empresa inclui a homologação de parceiros adequados ao Sistema Unimed, a identificação de oportunidades, tanto em novos hospitais quanto naqueles já em operação, a verificação da viabilidade da operação hospitalar com parceiros homologados, e o monitoramento de indicadores, avaliando resultados para embasar ações preventivas e corretivas, bem como tomadas de decisão.
Segundo o executivo, as atividades da Unimed Axis abrangem tanto as demandas “bata branca”, ou seja, que englobam os profissionais de saúde, quanto às “bata cinza”, dedicadas à estrutura hospitalar, setor administrativo, serviços gerais e de manutenção, almoxarifado, departamento de compras, entre outros.
“O lançamento da Unimed Axis é estratégico. Entre os benefícios desse projeto estão: possibilidade de benefícios fiscais e tributários, realização de compras em escala para redução de custos e otimização da capacidade disponível da estrutura hospitalar para melhorar os resultados. Além disso, o projeto apoia a verticalização assistencial do Sistema Unimed, com objetivo de propiciar maior padronização e eficiência em todas as operações”, conclui Adelson.