sexta-feira, julho 19, 2024
Home Gestão Projeto de healthtech mostra por que os Agentes Comunitários de Saúde estão entre os profissionais mais importantes do setor

Projeto de healthtech mostra por que os Agentes Comunitários de Saúde estão entre os profissionais mais importantes do setor

por Redação
0 comentário

Segundo o artigo “Community Health Workers at the Dawn of a New Era”, publicado na Health Research Policy and Systems, da BMC, o Brasil é um dos líderes na melhoria de saúde da população com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Porém, mesmo exercendo um papel crucial na prevenção de doenças e educação da comunidade, muitas vezes a profissão não recebe o reconhecimento merecido. Por essa razão, a epHealth, referência em tecnologia para saúde e pesquisas clínicas, vem conscientizando os brasileiros sobre a importância desses profissionais com o projeto Vida de ACS.

Mantido por meio do Instituto epHealth, iniciativa da healthtech que fortalece e amplia as ações de saúde pública no País, o programa é realizado por meio de um app gratuito e das redes sociais, onde são compartilhadas histórias ricas sobre a categoria de trabalhadores. Hoje, 43 mil seguidores no Instagram, 20 mil no Facebook e 45 mil cadastrados no aplicativo acompanham esses relatos.

Pedro Marton Pereira, CEO e Cofundador da epHealth, ressalta que, junto do awareness, o projeto também tem o objetivo de acolher os profissionais. “É importante que essas pessoas entendam a dimensão da relevância deles e se unam, trocando conexões em um ambiente leve. Além disso, sabemos dos desafios dos ACS, então montamos um espaço que oferece a eles a possibilidade de divulgar campanhas e acessar materiais ricos que construímos através das nossas parcerias com grandes instituições da saúde”, completa.

O Instituto está trabalhando no desenvolvimento de novas parcerias para fortalecer a comunidade, com a meta de trazer mais especialistas e instituições que possam contribuir e gerar ainda mais valor para esses especialistas da área de saúde. Nesse sentido, uma das ações planejadas para o futuro é uma trilha de aprendizado gratuita e com potencial certificação na função.

Quem são os Agentes Comunitários de Saúde?

Segundo o Ministério da Saúde, o ACS “é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades”. Ou seja, é uma pessoa que age próxima à comunidade, incluindo em locais remotos e de difícil acesso.

Atualmente, a categoria é uma das mais importantes no que diz respeito à busca por soluções que ajudem a alcançar a meta de “saúde e bem-estar”, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, assinados por diversos países, incluindo o Brasil, para serem estabelecidas até 2030. Esse status se deve, principalmente, à nova perspectiva de acesso que o trabalhador tem, seja a lugares ou pacientes, por conta do avanço tecnológico do setor.

Com o suporte da epHealth, por exemplo, além do apoio educativo da comunidade, os profissionais podem atuar de maneira offline em locais de difícil acesso, com o acesso imediato a indicadores, alertas, e processos críticos, por meio de um aplicativo gratuito. Dessa forma, cada paciente passa a ter uma assistência e até um treinamento para uma série de situações, desde as mais tranquilas às graves.

Pereira ressalta que há um caráter ESG (Ambiental, Social e Governança) em torno dessa realidade, o qual precisa ser difundido globalmente com iniciativas como o projeto Vida de ACS. “Muitas pessoas só olham para a parte do meio ambiente, mas o ‘social’ e a ‘governança’ regem praticamente todos os setores da sociedade. É dentro dessa lógica que os agentes podem mudar a base da saúde, promovendo mais acessibilidade e inteligência para enfrentar diferentes doenças”, conclui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside