sexta-feira, março 1, 2024
Home News Novo Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Catarina – Paulista investirá no desenvolvimento de novas terapias

Novo Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Catarina – Paulista investirá no desenvolvimento de novas terapias

por Redação
0 comentário

De olho no mercado e em inovações que possam trazer mais benefícios para os pacientes e para o corpo clínico, o Hospital Santa Catarina – Paulista inaugurou o Centro de Pesquisa Clínica. O propósito é fomentar a descoberta de terapias e medicamentos inovadores, compartilhar conhecimento científico de ponta entre as equipes, e ampliar o acesso destas descobertas aos pacientes que utilizam os serviços das unidades de saúde da Rede SC. Somente na área da Saúde, a Rede Santa Catarina está presente hoje em quatro estados do Brasil e é formada por oito hospitais de média e alta complexidade e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Sob a coordenação do oncologista Dr. Aumilto Silva, o Centro de Pesquisa Clínica já possui uma pesquisa em fase de “trial”, ou seja, de testes. A expectativa do médico é que até fevereiro já tenha dois estudos clínicos em andamento no Hospital.

“A criação de um centro de pesquisa clínica em um hospital filantrópico faz todo o sentido. Com o desenvolvimento de novos estudos, estaremos mais capacitados para ajudar os pacientes em todas as etapas da vida e, principalmente, melhorar a assistência deles”, afirma o médico.

Segundo o diretor corporativo de Saúde e Assistência da Rede Santa Catarina, Denilson de Santa Clara, o projeto abrirá – oportunidades para o Hospital Santa Catarina investir na busca e desenvolvimento de novas terapias e medicamentos de forma estruturada, de acordo com os padrões de qualidade e segurança exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pelo Ministério da Saúde.

“Nossa atuação em rede representa um imenso potencial para a capilaridade de pesquisa clínica no território brasileiro, possibilitando que os resultados atingidos e o conhecimento científico alcançado cheguem às praças em que atuamos. Nesse cenário, a pesquisa clínica também traz uma oportunidade muito importante de ampliar o acesso ao cuidado.  Contaremos com o fundamental apoio de parceiros, para que uma relação essencialmente ética esteja alinhada aos valores da nossa Instituição, que são a preservação da vida, a humanização, a dignidade, a transparência e a sustentabilidade”, conclui.

Por meio do Centro de Pesquisa Clínica, o Hospital planeja estabelecer parcerias públicas e privadas. Neste primeiro momento, o foco da pesquisa clínica será na área de oncologia. Em dezembro do ano passado, o Hospital inaugurou um novo centro oncológico na Avenida Paulista e ampliou a quantidade de consultórios e boxes para infusão, em um ambiente exclusivo com instalações modernas e acolhedoras. Os pacientes do Centro de Pesquisa também farão uso desta estrutura, mas estarão isolados dos demais pacientes.

“Não estamos fechados para outros tipos de estudos, mas, neste momento, vamos focar mais na oncologia. O Hospital Santa Catarina – Paulista é um hospital terciário, ou seja, é um hospital que tem todas as especialidades. Para a pesquisa clínica, isto é importante, porque não vamos precisar solicitar nenhum outro tipo de avaliação externa para lidarmos com aquele paciente que, eventualmente, tenha um evento adverso, seja relacionado ou não à pesquisa clínica. Temos a total capacidade de cuidar desse paciente de maneira integral na nossa unidade”, afirma o Dr. Aumilto Silva.

Para o futuro próximo, o médico é otimista. A expectativa é que em cinco anos, o Hospital Santa Catarina – Paulista realize cerca de dez estudos clínicos, com o dobro de profissionais dedicados à pesquisa.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside