Home Artigos Como soluções de Data & Analytics favorecem a distribuição de produtos de saúde

Como soluções de Data & Analytics favorecem a distribuição de produtos de saúde

por Mario Nascimento
0 comentário

Impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças de hábitos dos consumidores, a indústria da saúde segue em constante evolução. Em meio a esse ecossistema, os distribuidores desempenham papel vital, ligando fabricantes ao varejo farmacêutico, a clínicas e hospitais. No entanto, não é fácil sobreviver e prosperar nesse ambiente dinâmico, com demandas crescentes. É justamente aqui que a tecnologia movida à análise de dados, ou Data & Analytics, pode provar seu valor.

Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal do primeiro semestre de 2023, mostra que existem atualmente no país 122 mil farmácias. Desse universo, 84% são micro e pequenas empresas, sendo que mais de 4 mil delas abriram as portas no primeiro semestre deste ano. O número é superior ao de empresas abertas no mesmo período de 2019.

Portanto, frente a mercados em expansão, soluções que se baseiam em Data & Analytics podem suprir as principais dores no dia a dia das operações dos distribuidores, como a capacidade de se adaptar aos mais diferentes cenários, impactando positivamente as vendas e gerando vantagem competitiva.

Hoje os principais desafios do setor passam por:

– Separar dados relativos às operações logísticas em meio ao volume total de operações do distribuidor;

– Manter as informações atualizadas, tanto sobre as vendas efetivadas quanto sobre não-atendimentos;

– Mesclar indicadores relevantes ao próprio distribuidor;

– Saber o percentual do nível de serviço em valor,

– Conhecer indicadores importantes para a indústria, como quantidade de CNPJs atendidos, mix por pedido, entre outros.

Vantagens

Na prática, soluções em Data & Analytics permitem ao distribuidor melhorar a gestão de sua performance nos negócios. Isso porque oferecem um conjunto de dashboards dinâmicos e atualizados em tempo real, focando na necessidade de cada um e na região de atuação. Seus benefícios ainda envolvem:

Visões otimizadas atualizadas diariamente: o distribuidor direciona esforços para a análise de dados e tomada de decisão, facilitando a detecção de oportunidades de negócio.

Filtros dinâmicos e visões por centro de distribuição: é possível analisar seu desempenho consolidado e por centro de distribuição.

Gestão otimizada: inclui a performance por programa da indústria e produto, viabilizando também análises pontuais.

Referências práticas para planos de ação: é possível contar com dados para ações em campo, como analisar programas que não participam, não atendimentos, preferência dos PDVs em relação aos pedidos, entre outros, compreendendo a fundo as informações e mapeando tendências e padrões.

Soluções baseadas em Data Analytics podem oferecer inúmeras oportunidades para distribuidores de produtos de saúde melhorarem seus processos, aumentarem a eficiência (das vendas e operações) e se destacarem em um mercado acirrado.

A chave para o sucesso é a implementação cuidadosa e a integração dessas análises em todas as vertentes. Por isso, é imprescindível investir em uma soluçãocompleta, desenvolvido por especialistas do segmento de Distribuição e Varejo. Afinal, essa tecnologia veio para ficar e e se destacar de forma estratégica.

Mario Nascimento, Gerente Sr de Negócios Plataformas Digitais da InterPlayers.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside