News

Fiocruz realiza hackathon de apps de saúde

0

A Fiocruz realizou no último fim de semana um hackathon para a criação de protótipos de apps e games voltados para saúde. Cerca de 50 pessoas participaram, entre programadores, designers e outros profissionais, divididos entre 13 equipes.

Cada uma concorreu em um dos seis desafios propostos pela fundação: 1) app de apoio ao banco de leite humano; 2) app de monitoramento e controle de vetores; 3) app de apoio ao cumprimento das regras da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância); 4) game de estímulo ao acesso aberto a artigos científicos; 5) game para o Museu da Vida; 6) game para estimular a prática de exercícios e uma alimentação saudável dos funcionários da Fiocruz.

Foi escolhido um vencedor para cada categoria e agora as equipes serão estimuladas a levar adiante o desenvolvimento dos produtos. O editor de Mobile Time, Fernando Paiva, participou da comissão julgadora que escolheu os vencedores.

Um dos projetos que mais chamou a atenção foi o do app para ajuda na coleta de leite materno para crianças recém-nascidas. Apenas 60% da demanda nacional é atendida atualmente. Boa parte do leite coletado com doadoras é perdido porque demora a chegar ao seu destino. O app vencedor nessa categoria consiste em traçar rotas para agilizar o processo de coleta, além de facilitar a comunicação entre as mães doadoras e a rede brasileira de bancos de leite humano.

Pesquisa TIC Saúde 2015 mostra crescimento do uso de redes sociais

Artigo anterior

Programa de inovação do Einstein já apoia 11 empreendedores

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News