sexta-feira, março 29, 2024
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Empresas investem em terapias virtuais para reduzir casos de estresse

por Redação
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Garantir o bem-estar emocional dos colaboradores está na lista de prioridades dos próximos três anos para 96% das empresas, segundo pesquisa “2021 Welbeing Diagnostic”, da Willis Towers Watson, realizada entre os meses de fevereiro e março, com 588 organizações de diversos países da América Latina. Diante disso, a participação efetiva das companhias na implementação de estratégias que visam cuidar da saúde mental dos funcionários é fundamental. A adesão aos programas emocionais é cinco vezes maior quando o benefício é pago totalmente pela empresa, sem descontar dos funcionários. É o que aponta o levantamento do Grupo Conexa, que oferece consultas online de psicologia e outras especialidades para diversas instituições, como Seguros Unimed, Intermédica, Dasa, Magazine Luiza, Cacau Show, OAB Nacional, entre outras.   02

“Sentimos que há uma resistência inicial por parte dos colaboradores para aderência ao acompanhamento psicológico por carregar alguns estigmas, mas com os incentivos dos RHs, ela é superada, gerando uma forte vinculação e percepção do benefício”, explica Guilherme Weigert, médico cardiologista e CEO do Grupo Conexa.   

O objetivo do serviço Conexa Corporate é acompanhar colaboradores com necessidade de suporte psicológico. Para isso, é feita uma análise com base em três pilares: depressão, ansiedade e estresse.   

No caso da Seguros Unimed, que utiliza a plataforma desde abril de 2020as terapias virtuais têm contribuído na estratégia de cuidado integral da Companhia junto ao seu time de 1,4 mil colaboradores. O apoio emocional, especialmente em tempos de pandemia, permitiu que a empresa pudesse acolher suas pessoas e, também, os familiares para o controle do estresse, ansiedade e oferecer suporte no caso de perdas de entes queridos.    

Por meio da telepsicologia, mais de 2 mil consultas foram realizadas até agosto de 2021, proporcionando suporte à saúde mental a mais de 190 colaboradores em todo o país.    

“A Seguradora tem um olhar atento ao cuidado com as pessoas. Por isso, oferece oportunidades para que os seus colaboradores cuidem da saúde e cultivem o bem-estar. Sabemos que isso é fundamental para termos um clima positivo e colaboradores engajados. Nesse contexto, o nosso objetivo, desde o início da pandemia, foi oferecer um apoio qualificado para a gestão das emoções em um momento difícil, além do autocuidado e autoconhecimento. Com a Conexa como parceira atingimos esse objetivo, juntamente com uma rede de apoio à saúde com serviço social, encontros reflexivos para desenvolvimento das lideranças, palestras internas com psicólogos e apoio com a gestão financeira”, relata Ana Célia Gonzalez, gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Sustentabilidade na Seguros Unimed.  

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