Home News Nova tecnologia de monitoramento reduz em até 40% o custo com internações

Nova tecnologia de monitoramento reduz em até 40% o custo com internações

por Redação
0 comentário

A Fundação Zerrenner, em parceria com a TeleHelp, empresa de serviços de teleassistência para idosos, implementou uma tecnologia pioneira de teleassistência para idosos e doentes crônicos. Esta parceria visa reduzir significativamente os custos associados a internações e aumentar o bem-estar dos beneficiários, permitindo que envelheçam no conforto de suas próprias casas, um conceito conhecido como “aging in place”.

De acordo com o último censo, o Brasil está enfrentando um rápido envelhecimento da população. A parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11% em 2010 para 17,5% em 2022, e a projeção é que esse grupo atinja 25,5% até 2060. Além disso, o número de pessoas idosas que vivem sozinhas também cresceu: eram mais de 5 milhões em 2022. Esse cenário reflete a necessidade crescente de soluções de saúde inovadoras e sustentáveis, que promovam a autonomia e segurança desses indivíduos.

A tecnologia empregada pela Fundação Zerrenner e a TeleHelp, que inclui Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), conecta os usuários a uma Central Médica disponível 24 horas, permitindo monitoramento contínuo de sinais vitais e garantindo intervenções rápidas em casos de emergência.

Durante um projeto piloto envolvendo 250 aposentados, a iniciativa demonstrou resultados bastante expressivos:

Redução de 40% nos custos com internações;

57% das ocorrências foram resolvidas sem necessidade de intervenção médica externa;

Redução de 10% nos custos com serviços de pronto-socorro;

Melhoria significativa na percepção de saúde pelos participantes.

Esses resultados não apenas evidenciam a eficácia do monitoramento remoto em reduzir a necessidade de cuidados médicos de emergência e internações, mas destacam a importância de soluções que promovam um envelhecimento saudável e independente.

“Ao adotar uma abordagem proativa de cuidado à saúde, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida dos nossos beneficiários, mas contribuindo para um sistema de saúde mais sustentável”, afirma Bruno Mouco, CEO da TeleHelp. “Este projeto-piloto reafirma nosso compromisso com a inovação e a saúde preventiva, marcando o início de uma nova era no cuidado dos idosos no Brasil.”

A parceria entre a Fundação Zerrenner e a TeleHelp destaca o potencial da teleassistência em transformar o cuidado à saúde dos idosos, permitindo que vivam com mais autonomia e segurança, ao mesmo tempo em que reduzem os custos associados a internações e tratamentos médicos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside