quinta-feira, março 28, 2024
Home News Mapeamento online dos casos de COVID-19 ao redor do mundo atinge a marca de 1,6 bilhão de acessos únicos

Mapeamento online dos casos de COVID-19 ao redor do mundo atinge a marca de 1,6 bilhão de acessos únicos

por Redação
0 comentário

O mapa dinâmico que possibilita o acompanhamento dos casos de contágio e mortes ocasionadas pelo coronavírus ao redor do mundo atingiu a marca de 1.6 bilhão de acessos únicos e é considerado uma das principais fontes de informação sobre a abrangência da doença. “É um dos aplicativos mais acessados na história do uso de nossa tecnologia”, revela Hiran Zani, engenheiro de Soluções da Esri, desenvolvedora do ArcGIS, o Sistema de Informações Geográficas utilizado pelo Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, como base para a criação do mapa.

Atualizado diariamente e com acesso público e gratuito, o Wuhan Coronavirus Global Cases oferece o número de ocorrências por países, a quantidade de casos confirmados, de óbitos e de pacientes recuperados, além da evolução do surgimento de novos casos da doença. Os dados são das principais fontes oficiais de informações a respeito do vírus, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Um dos benefícios da utilização do ArcGIS é que ele possibilita a rápida publicação dos dados coletados pelas agências em uma interface dinâmica e amplamente acessível ao público em geral”, explica Caio Riebold, Arquiteto de Soluções na Imagem Geosistemas, distribuidora oficial da Esri no Brasil.

Bastante utilizada no combate de disseminação de doenças, a tecnologia GIS – responsável por agrupar e cruzar as informações oficiais com insumos geográficos – foi, inclusive, utilizada na época da epidemia ebola, em 2014, a segunda maior epidemia da história que chegou a matar mais de 11 mil pessoas na África Ocidental. Segundo Riebold, visualizar as informações em contexto geográfico facilita a análise do problema e, consequentemente, auxilia na rápida definição de respostas e tomada de decisões. “Uma tecnologia que dá a distância exata entre duas localidades que apresentaram casos confirmados, ajuda o poder público a concluir se aquela é uma região de risco ou se são apenas casos isolados, podendo, desse modo, tomar medidas mais assertivas para controle ou prevenção de novos contágios”, conclui.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside