Além de indicar um importante traço da personalidade de cada pessoa, conhecer o formato do rosto de cada um também é necessário para uma escolha assertiva da armação de óculos que melhor valorize esses traços. Pensando nisso, a Lenscope, healthtech que criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos, lançou uma ferramenta online que usa técnicas de inteligência artificial e machine learning para determinar o formato do rosto de uma pessoa. A plataforma pode ser acessada diretamente pelo site da companhia.
A aplicação é gratuita e intuitiva, de modo que pode ser facilmente entendida por qualquer pessoa, além de funcionar em qualquer smartphone ou aparelho conectado à internet, mesmo nos modelos considerados mais básicos. Até então, a alternativa para descobrir o formato de rosto de uma pessoa era recorrer a artigos sobre o tema e tentar definir a feição por conta própria, comparando-a com diagramas e fotos de famosos disponíveis online.
Para o desenvolvimento da plataforma, a Lenscope utilizou diferentes tecnologias de processamento de imagens em tempo real, que detectam e analisam mais de 400 pontos de interesse nos rostos, além de técnicas de machine learning (aprendizado de máquina), que avaliam em 3D a estrutura facial dos usuários para definir seu formato facial.
A marca também investiu na criação de uma base de dados com as feições de diferentes usuários e em inúmeros testes de usabilidade. Com isso, em cinco meses, a Lenscope diz ter registrado quase 300 mil visualizações em sua página e mais de 50 mil pessoas testando a versão beta da ferramenta, que foi lançada em formato de teste, como uma forma de aperfeiçoamento do sistema.
Por meio da ferramenta, os usuários podem entender que existem vários formatos de rostos, alguns sendo mais curtos e largos, outros mais arredondados e longos, e desta forma, diferentes feições serão privilegiadas por diferentes tipos de armação. O domínio desta informação auxilia o usuário a escolher o modelo que, além de harmonizar esteticamente com o seu rosto, pode ser mais funcional para a aplicação da lente adequada ao seu grau.
“Queremos levar ao mercado mais informação e independência no processo de escolha de armações, de forma que as pessoas entendam as suas próprias características físicas e possam optar por um produto que as valorize da melhor forma.”, afirma Makoto Ikegame, CEO e Cofundador da Lenscope.