As biofarmacêuticas AbbVie e Anima Biotech anunciaram um acordo de cooperação para descobrir e desenvolver moduladores biológicos de RNA mensageiro (mRNA) para três alvos em oncologia e imunologia. A Anima usará sua plataforma mRNA Lightning e, pelos termos do acordo, fornecerá à AbbVie direitos exclusivos para licenciar, desenvolver e comercializar os programas.
“Esta colaboração dará à AbbVie acesso à plataforma tecnológica da Anima e ao profundo conhecimento na biologia do mRNA, contribuindo para fortalecer ainda mais a capacidade da AbbVie na descoberta e desenvolvimento de medicamentos para fazer a diferença na vida dos pacientes”, disse Jonathon Sedgwick, Ph.D, vice-presidente e chefe global de pesquisa de descoberta da AbbVie. “A modulação da biologia do mRNA com pequenas moléculas é uma nova abordagem e tem o potencial de alcançar alvos até então impossíveis de serem medicados com implicações em várias áreas de terapia”.
Para o cofundador e CEO da Anima, Yochi Slonim, a abordagem diferenciada da Anima no campo de medicamentos de mRNA de moléculas pequenas combina a triagem fenotípica com a elucidação dos mecanismos de ação orientada por inteligência artificial (IA). “O poder de nossa plataforma mRNA Lightining é validado por nossas múltiplas parcerias e um pipeline crescente”, disse ele. “Estamos entusiasmados com a parceria com a AbbVie, uma líder global reconhecida em oncologia e imunologia, e também ansiosos para começar a trabalhar com sua excelente equipe científica em estreita colaboração”, completou.
Pelos termos do acordo, a Anima receberá um pagamento inicial de US$ 42 milhões e poderá receber até US$ 540 milhões em honorários e por novas conquistas em pesquisa e desenvolvimento no total dos três alvos, bem como royalties escalonados sobre as vendas líquidas. A AbbVie tem a opção de expandir a colaboração para três metas adicionais nos mesmos termos da colaboração inicial, o que pode aumentar o valor da colaboração.