segunda-feira, abril 29, 2024
Home Inovação País ganha serviço digital inédito de autoconhecimento em saúde mental

País ganha serviço digital inédito de autoconhecimento em saúde mental

por Redação
0 comentário

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), instituição sem fins lucrativos ligada à Rede D’Or, grupo privado de saúde, está lançando um serviço digital inovador de autoconhecimento em saúde mental. A plataforma, inédita, foi idealizada por cientistas de múltiplas especialidades e por uma equipe internacional. A “Jornada de Autoconhecimento”, disponível no portal IDOR – Saúde Mental, permite a realização de testes psicológicos online que foram desenvolvidos com bases científicas, fornecendo pontuações individualizadas voltadas para o crescimento pessoal.

Segundo Paulo Mattos, psiquiatra e pesquisador do IDOR que auxiliou no desenvolvimento da plataforma, o que torna o serviço inigualável em relação a outros é o olhar abrangente para a saúde mental, trazendo informações comprovadas cientificamente e oferecendo uma possibilidade de autoconhecimento a partir do uso de escalas validadas que costumam ser cobradas em outros serviços.

“Os usuários poderão comparar seus resultados em relação aos outros brasileiros e, ao mesmo tempo, auxiliar no avanço da ciência na área psiquiátrica. Desta forma a jornada de autoconhecimento é um serviço único no país, oferecido ainda de forma totalmente gratuita”, ressalta Mattos.

Por meio da jornada de autoconhecimento será possível realizar testes específicos em cinco diferentes etapas. Essas etapas representam aspectos fundamentais do crescimento pessoal e psicológico. Respondendo aos questionários o usuário recebe automaticamente resultados personalizados destacando seus pontos fortes e áreas de crescimento.

Na etapa “Personalidade”, por exemplo, é possível explorar, por meio de respostas às questões propostas, como o indivíduo lida com emoções e os seus comportamentos. Já em “Valores” a pessoa consegue saber mais sobre sua filosofia de vida, valores e princípios sobre como viver a vida.

Na terceira etapa, “Bem-Estar”, são colocadas questões que permitem verificar como estão o humor, ansiedade, nível de estresse e emoções. A quarta etapa, “Relacionamentos”, possibilita que a pessoa descubra como está seu nível de satisfação com os relacionamentos e como melhorá-los. A quinta e última etapa permite conhecer melhor questões como consciência, habilidades e experiências.

A “Jornada do Autoconhecimento” disponível no portal foi desenvolvida sob consultoria de neurologistas, psiquiatras e psicólogos renomados, que desenvolvem estudos científicos no IDOR. Por meio do portal será possível realizar testes específicos em cinco diferentes etapas. São questionários que, ao serem respondidos, trazem feedbacks personalizados para a saúde mental das pessoas.

O portal também disponibiliza vídeos sobre atividades que promovem bem-estar e dicas sobre saúde mental e autoconhecimento, dentre outros conteúdos. “A partir dos resultados obtidos por meio dos questionários online da jornada de autoconhecimento, será possível compreender melhor nossas forças e fraquezas pessoais, nosso perfil psicológico, permitindo, assim, planejar as áreas que precisam ser trabalhadas. Sem uma visão clara das nossas características, é muito mais difícil planejar nosso crescimento pessoal”, diz Mattos.

“É importante nos autoconhecermos usando as ferramentas da ciência. Ninguém será diagnosticado, mas o novo serviço dará sinais para que a pessoa possa entender, com base em fundamentos científicos, o que acontece com ela e procurar ajuda profissional, se necessário”, afirma o psicólogo Ronald Fischer, especialista em cultura, cognição e comportamento, que integra a equipe idealizadora do portal de autoconhecimento do IDOR.

Segundo Fischer, os transtornos de ansiedade, pânico e depressão são alguns dos males comuns da atualidade e, na tentativa de amenizar o sofrimento, muitas pessoas buscam informações na internet. Mas é preciso tomar cuidado com supostos “diagnósticos” e dicas encontradas na Internet ou nas redes sociais.

A “Jornada do Autoconhecimento” pode ser acessada por meio do link  https://saudemental.idor.org/. Os interessados deverão assinar um termo de consentimento para a participação em pesquisas do IDOR.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside