Home News UPAs sob gestão do ISAC se tornam as únicas a obterem certificação ONA 2

UPAs sob gestão do ISAC se tornam as únicas a obterem certificação ONA 2

por Redação
0 comentário

Quando há um mal-estar, o primeiro lugar que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) pensa em ir é em uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento mais próxima da sua casa. É assim desde 2002, quando o programa UPA 24h foi implantado no Brasil. Hoje, são 1.274 em funcionamento no País. Dessas, apenas sete fazem parte do seleto grupo que foram reconhecidas pela qualidade e segurança oferecida. Duas delas, estão em Maceió e pertencem à rede municipal de saúde, sendo gerenciadas pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) e fiscalizadas pela Prefeitura de Maceió. São elas as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra, e, atualmente as únicas em âmbito nacional a possuírem o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 2, acreditado pleno.

O nível 2 de acreditação da ONA atesta que a unidade de saúde atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada na saúde. Para conquistá-lo, o estabelecimento de saúde passa por uma avaliação de certificação que observa os critérios de segurança, também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra passaram por uma avaliação detalhada, realizada por uma equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), habilitada pela ONA. O processo buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.

De acordo com o superintendente técnico da ONA, médico Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias instituições de saúde. “A acreditação das UPAs Beneditos Bentes e Trapiche da Barra é válida por dois anos. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização”, explica.

“O trabalho conduzido pela equipe do IQG, com o apoio e empenho da diretoria e profissionais do ISAC, foi pautado pelo aprendizado e certamente contribuirá para melhoria dos processos no atendimento prestado aos pacientes da rede pública que procuram pelas UPAs. É um modelo que pode e deve ser seguido por outras unidades não só de Alagoas, mas de todo o País”, afirma Mara Machado, CEO do IQG.

Avaliação em Maceió

A avaliação das UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra foi realizada pelo IQG nos dias 25 e 26 de maio de forma híbrida: duas avaliadoras acompanharam presencialmente o funcionamento e os demais integrantes da equipe avaliaram de forma remota.

Na avaliação, a UPA Benedito Bentes comprovou que segue atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada e que evoluiu na sua gestão integrada. Por isso, ela passou de ONA 1 – Acreditado para ONA 2 – Acreditado Pleno.

“Estamos felizes com essa conquista. Ela reflete o trabalho que realizamos, o compromisso do nosso time em oferecer um atendimento seguro, de qualidade e humanizado a todos os nossos pacientes. Também a vemos como uma motivação para seguirmos evoluindo”, celebra Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.

Manutenção da ONA 2

Primeira instituição de saúde a ser acreditada em Alagoas, a UPA Trapiche da Barra conquistou a manutenção da acreditação no nível 2. A unidade foi certificada pela primeira vez, como ONA 1 – acreditado em 2019. Na época, foi a quinta UPA do Brasil a receber o selo. Dois anos depois, em 2021, recebeu a acreditação ONA 2 – acreditado pleno. Agora, manteve a acreditação.

“Ser uma unidade de saúde, portas abertas, que atua 24 horas, e com alta demanda como nós, e ainda conseguirmos garantir a qualidade e segurança necessária para o nosso paciente é a nossa maior realização. Ver esse trabalho sendo reconhecido, e atestado, pela ONA, é um incentivo para que possamos seguir atuando em prol de uma saúde pública, de qualidade e eficiente. Celebramos esta conquista e estamos ansiosos pela chegada do Certificado para que possamos entregar à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió”, destacou Walma Marinho, diretora-geral da UPA Trapiche da Barra.

Cuidados seguros e melhoria contínua

O médico José Maria Sinimbu Filho, superintendente técnico do ISAC, conta que é essencial que todo estabelecimento de saúde tenha consciência que segurança do paciente é uma prioridade mundial. “Erros acontecem em unidades de saúde, é por isso, que precisamos ter governança assistencial com processos, políticas e procedimentos estabelecimentos. Assim, podemos preparar as equipes e evitar danos aos pacientes. Nós do ISAC entendemos que a cultura precisa ser de qualidade e segurança do paciente, tendo o cuidado seguro e a melhoria contínua como parte de quem somos. As duas UPAs em Alagoas atuam com esse sentimento”, revelou o superintendente.

Além da acreditação ONA nível 2, as duas UPAs gerenciadas pelo ISAC são reconhecidas internacionalmente com o selo Diamond de acreditação da Qmentum International.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside