segunda-feira, julho 15, 2024
Home News Hospital Moinhos de Ventos é reconhecido na pesquisa Campeãs da Inovação

Hospital Moinhos de Ventos é reconhecido na pesquisa Campeãs da Inovação

por Redação
0 comentário

O conjunto de ações inovadoras e transformadoras colocadas em prática pelo Hospital Moinhos de Vento nos últimos anos foram reconhecidas na 18ª edição das Campeãs da Inovação, prêmio concedido pelo Grupo Amanhã, em parceria com a IXL-Center, de Cambridge. O estudo deu origem a uma lista das 50 empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina. A instituição integra o ranking, sendo a única do segmento saúde.

Entre as ações de destaque do Hospital Moinhos de Vento, está a criação do Centro de Inovação Atrion, em 2021, com o objetivo de gerar e ampliar novas possibilidades na área da saúde a partir de tecnologias, serviços, produtos e insumos. Com isso, utiliza o modelo de ecossistema de inovação para promover a colaboração entre diferentes grupos e comunidades, procurando transformar a saúde do futuro.

A gerente de Estratégia Inovação e Marketing do Hospital Moinhos de Vento, Melina Moraes Schuch, destaca que o processo de inovação da instituição está baseado em três pilares. “O primeiro é o Atrion Inside, que incentiva iniciativas internas ao apoiar ideias que possam gerar negócios sustentáveis ou propor melhorias para os processos já existentes. O segundo, Atrion Connections, busca novidades e melhorias para atender às demandas atuais e futuras a partir de conexões com startups. E por fim, o Atrion Labs faz a conexão com grandes empresas”, enfatizou.

Outra ação de notoriedade na busca de soluções no campo da inovação é que o Hospital Moinhos de Vento é o único brasileiro afiliado, desde 2013, à Johns Hopkins Medicine International. O intuito é desenvolver especialidades, monitorar e ampliar as melhores práticas assistenciais e expandir a atuação em educação e pesquisa.

O levantamento do Grupo Amanhã também apresentou as campeãs nas categorias Startups, Estatais e Filantrópicas (para empresas públicas e entidades filantrópicas), Ensino & Pesquisa (voltada para universidades e centros de pesquisa), Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Entidades Empresariais.

Segundo o presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro, esse ranking serve como referência e uma certificação, inclusive, para comparações entre empresas de outros países. Destacou que as palavras inovação e transformação têm estado presente no discurso de muitas organizações, mas nem todas sabem exatamente o que isso significa na prática.

“As empresas que estão sendo homenageadas são verdadeiramente inovadoras. Estão atentas aos impactos das novas tecnologias, mudanças que devem perseguir em seus processos de gestão e produção, aos conceitos de cocriação, compartilhamento e cooperação. Além da necessidade de serem ágeis, de se comunicarem e absorverem algumas das práticas e ideias disruptivas das startups e de tratar com a maior seriedade seus compromissos ambientais, sociais e de governança”, afirmou.

Metodologia

A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O diretor geral e presidente da IXL Center, Hitendra Patel, destacou que as empresas que fizerem o bem para o planeta, para a sociedade e seus funcionários, serão respeitadas e vistas como um bom cidadão da nossa sociedade.

“Nos últimos 10 anos, essas empresas que investiram em inovação, focadas em meio ambiente, no social e em torno da governança, têm superado a maioria das empresas. Nosso objetivo é enxergar empresas que focam na inovação, mas também em greenovate, sustentabilidade e EGS”, ressaltou.

O evento também contou com o painel “Grenovate: Inovação no conceito ESG”.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside