Home Inovação Estudante de engenharia cria robô que poderá ajudar no cuidado de idosos

Estudante de engenharia cria robô que poderá ajudar no cuidado de idosos

por Redação
0 comentário

Um estudante de engenharia mecânica, que aprendeu programação praticamente sozinho, desenvolveu um protótipo de robô que poderá auxiliar no cuidado de idosos em asilos. Davi Junio Oliveira Silva tem 21 anos e cursa o 3º período de engenharia mecânica no Centro Universitário Newton Paiva. “Desde criança, tenho habilidades com robótica. Sempre desenhei e projetei robôs, mas agora posso criar os protótipos, que depois vão ganhar uma programação”, conta ele.

O robô, apresentado durante o Science Days da Newton, foi batizado como Primer e tem diversas funções para tornar a vida de idosos mais fácil, tornando-os mais independentes. O protótipo conta com uma mão na qual os idosos poderão segurar e ter o auxílio necessário para ir ao banheiro, por exemplo.

“Tem também uma mecânica como a Alexa, que responde perguntas e incentiva as pessoas com frases motivacionais”, explica Junio. “Além disso, ele conta com um computador interativo que funciona como uma espécie de rosto, podendo assim expressar as emoções. O robô possui sensores motores, sendo capaz de levantar a mão e pegar bandejas. Por meio de um carro instalado nos pés, poderá se locomover pelo ambiente.”

O estudante conta que sempre teve interesse na área, mas foi na edição do Science Days em 2022, quando participou como embaixador junto com a Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), que tudo mudou. Na ocasião, a Newton acreditou no potencial do jovem e ofereceu uma bolsa de 100% no curso de engenharia mecânica. “Sou muito grato ao Newton que acreditou no meu potencial. Depois que me formar em Mecânica, pretendo cursar Engenharia Mecatrônica. Meu objetivo é continuar fazendo robôs funcionais para que sejam lançados no mundo, ajudando assim muito mais pessoas”, finalizou.

Com 50 anos de história, o Centro Universitário Newton Paiva possui dois modernos complexos em Belo Horizonte: o campus da saúde e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direito e gestão. A instituição conta com corpo docente formado por mestres e doutores e está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais.

Atualmente, o centro oferece 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial e à distância, incluindo o modelo híbrido (flex), mais de 90 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside