Home News Hospital de Amor desenvolve teste genético para sarcoma inédito no SUS

Hospital de Amor desenvolve teste genético para sarcoma inédito no SUS

por Redação
0 comentário

O Hospital de Amor, maior centro oncológico de atendimento 100% gratuito da América Latina, acaba de divulgar o desenvolvimento de um novo painel genético para sarcoma, que, segundo Flávia Escremim de Paula, biologista especializada e líder do Laboratório de Diagnóstico Molecular da instituição de saúde, tem como finalidade detectar mais de 170 aberrações genéticas que definem esses tumores, permitindo avaliar mais de 20 tipos histológicos diferentes.

Inédito no Sistema Único de Saúde (SUS), o novo painel genético representa uma grande evolução no diagnóstico e tratamento do sarcoma, uma vez que esses tumores são conhecidos por serem altamente heterogêneos e terem uma variedade de alterações genéticas diferentes, destaca Rui Manuel Reis, médico e diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa, responsável pela sua implementação no Hospital do Amor.

O ensaio genético é fruto de uma parceria com pesquisadores holandeses e, de acordo com Reis, será possível detectar uma ampla gama de fusões genéticas em um único ensaio, o que torna o diagnóstico mais preciso, rápido e eficiente.

O sarcoma é um tipo raro e agressivo de câncer que afeta os tecidos moles do corpo, como músculos, ossos, gordura, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos; e possui um diagnóstico ainda desafiador, pois os sintomas podem ser variados e muitas vezes vagos.

O teste, desenvolvido com base na plataforma NanoString nCounter, é realizado em uma única amostra, o que significa que não é necessário coletar múltiplas amostras de tecido para analisar diferentes alterações genéticas. Isso pode reduzir significativamente o tempo e o custo do diagnóstico, além de minimizar o desconforto do paciente. Além disso, o painel recém-desenvolvido é altamente sensível e específico, o que significa que pode detectar essas anomalias genéticas mesmo em amostras escassas e cuja preservação não tenha sido ideal. Isso é particularmente importante para o sarcoma, uma vez que esses tumores são frequentemente difíceis de biopsiar e podem produzir amostras de tecido de baixa qualidade.

Em resumo, Reis diz que o novo painel genético para sarcoma representa um grande avanço no diagnóstico desses tumores. Com esta tecnologia inovadora, será possível melhorar significativamente o diagnóstico e tratamento da doença, oferecendo uma abordagem mais personalizada e eficaz para cada paciente.

Diagnóstico molecular

O diagnóstico molecular é um conjunto de métodos analíticos consagrados da biologia molecular, visando a investigação de alvos de interesse a partir da análise do material genético, o DNA e o RNA, para identificar mutações genéticas que, neste caso, podem estar associadas ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer.

Com o diagnóstico molecular, os médicos podem identificar as mutações específicas que estão presentes no câncer de um paciente e escolher o tratamento mais eficaz com base nos resultados. Isso pode incluir terapias direcionadas, que atacam diretamente as células cancerígenas com mutações específicas. O método também pode ajudar a identificar pacientes que têm um risco maior de desenvolver câncer, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas antes que a doença se desenvolva.

Laboratório de Diagnóstico Molecular do HA

Inaugurado em 2011, o Laboratório de Diagnóstico Molecular do Hospital de Amor foi criado, incialmente, para atender de forma gratuita os pacientes da instituição. Os testes moleculares são fundamentais para um diagnóstico acurado, um prognóstico mais assertivo e uma precisão terapêutica.

Devido à grande procura de laboratórios, parceiros, médicos e pacientes de outras instituições, em 2013 o centro passou a oferecer comercialmente uma diversidade de testes genéticos, que são hoje fundamentais para uma medicina personalizada ao paciente oncológico. Os testes disponibilizados são aplicados para inúmeras neoplasias sólidas e hematológicas de pacientes infantojuvenis e adultos, com uso das mais clássicas às mais modernas e sofisticadas metodologias e tecnologia. O número de exames tem crescido anualmente, chegando em 2022 a mais de 12 mil testes genéticos realizados pelo Laboratório de Diagnóstico Molecular.

O laboratório possui uma moderna estrutura e conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, com expertise técnica e científica, composta por patologistas, biólogos, biomédicos e tecnologistas, além do suporte administrativo e comercial. Essa estrutura também proporciona um canal aberto para comunicação e discussão de casos com os profissionais solicitantes, sendo necessário interação entre as equipes para o oferecimento de um resultado preciso, detalhado e em consonância com as boas práticas laboratoriais de excelência.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside