terça-feira, abril 30, 2024
Home News Uso do laser em cirurgia de próstata torna procedimento mais seguro, diz médico

Uso do laser em cirurgia de próstata torna procedimento mais seguro, diz médico

por Redação
0 comentário

A utilização da tecnologia laser vem ganhando espaço rapidamente na medicina, especialmente na área de urologia. Conhecida por sua eficiência e precisão, ela é utilizada no tratamento de diversas condições, incluindo a hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum em homens acima de 50 anos que causa aumento da próstata e dificuldades urinárias e no tratamento de cálculo urinário (pedras nos rins).

No tratamento da hiperplasia benigna da próstata — crescimento benigno da glândula — o laser pode ser utilizado de duas formas principais: na vaporização do tecido prostático (Greenlight laser) ou na enucleação do tecido obstrutivo (HoLEP). No primeiro caso, o laser vaporiza o tecido da próstata, fazendo o tecido literalmente desaparecer e desobstruindo o fluxo urinário; já no HoLEP o laser “destaca” a parte interna da glândula criando também a desobstrução ao fluxo da urina, porém o tecido intacto é retirada após o processo de fragmentação do mesmo.

“O Greenlight Laser é uma ferramenta verdadeiramente inovadora que permite aos médicos realizar procedimentos com mais segurança e excelente resultado. Uma de suas principais vantagens é a capacidade de tratar condições complexas, tais como pacientes anticoagulados, com procedimentos minimamente invasivos, reduzindo riscos, tempo de recuperação e desconforto para os pacientes”, afirma o médico José Roberto Colombo Jr.,  coordenador executivo da pós-graduação em cirurgia robótica em urologia e referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Já com o HoLEP conseguimos tratar próstata maiores com resultados excelentes e rápida recuperação para pacientes que normalmente seriam tratados com cirurgia convencional (aberta) abreviando sua recuperação e minimizando sintomas”, afirma ele.

Outra vantagem notável, segundo Colombo, é a redução do risco de complicações pós-operatórias. Os pacientes submetidos a procedimentos com o Laser têm relatado menos dor e efeitos colaterais, contribuindo para uma experiência geral mais positiva.

“À medida que a tecnologia laser continua a evoluir, a medicina se beneficia com um arsenal cada vez mais poderoso para abordar desafios complexos”, ressalta o médico.  “Estamos testemunhando uma transformação no campo da urologia, onde a precisão da tecnologia se une à perícia médica para oferecer cuidados excepcionais aos pacientes.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside