segunda-feira, abril 29, 2024
Home News Balão gástrico deglutível para perda de peso obtém aprovação da Anvisa

Balão gástrico deglutível para perda de peso obtém aprovação da Anvisa

por Redação
0 comentário

Dois bilhões de adultos em todo o mundo lutam contra o excesso de peso e 650 milhões convivem com a obesidade. Até 2035, estima-se que 1,9 bilhão de pessoas — ou uma em cada quatro pessoas no mundo — viverão com obesidade. No Brasil, de acordo com estudo do Ministério da Saúde, quase seis em cada dez brasileiros (57,25%) estavam com sobrepeso em 2021 e o índice de obesidade ficou em 22,35%.

Diante desse quadro preocupante que pode trazer diversas complicações à saúde, a Allurion, empresa dedicada à erradicação da obesidade, realizou uma pesquisa sobre obesidade em 2021 com 2163 pessoas a qual revelou que 40,1,3% dos entrevistados se consideram acima do peso ou obesos. Para mais da metade da população, ou 59,2%, a barriga é o ponto do corpo que mais incomoda. No entanto, somente 24,3% estão preocupados com o sobrepeso e 9,5% com a obesidade.

Sobre a causa do sobrepeso, 50,2% acreditam que hábitos alimentares não saudáveis afetam o peso e 34,9%, culpam o metabolismo pelo aumento de peso. Também para 46,8% é difícil manter uma rotina de exercícios, enquanto 26,4% culpam a ansiedade.

Boa parte da população, ou 65,7%, já tentaram perder peso com mais exercício e 52,6% com mudança na dieta, porém sem sucesso. Para os planos de perda de peso, 82% pensam em buscar ajuda de um nutricionista e 70% consideram a cirurgia bariátrica, porém 43% têm medo dos seus efeitos colaterais.

“Excesso de peso e obesidade são os principais fatores de risco para uma série de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e derrames, que são agora as principais causas de morte evitável em todo o mundo*. Ainda é chocante ver como essa condição evitável é mal compreendida. O começo para alcançar nossa missão e acabar com a obesidade é ajudar os pacientes a parar de se sentirem culpados, começar a entender essa condição complexa e se encontrarem capacitados para agir contra ela. A obesidade pode ser tratada hoje com soluções não invasivas e seguras”, comenta Benoit Chardon, diretor internacional da Allurion.

Para ajudar no desafio da perda de peso, a Allurion criou o primeiro balão gástrico para perda de peso deglutível em consultório, sem cirurgia, endoscopia ou anestesia e que, segundo a empresa, não precisa ser removido. Presente em 60 países, o balão da Allurion já tratou mais de 100 mil pacientes no mundo, com perda média de 15% do seu peso total.

Indicado para adultos com índice de massa corporal (IMC) de 30 a 40, no Brasil, a Allurion acaba de receber a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar o produto, que já pode ser encontrado nas principais clínicas de emagrecimento do País.

O Allurion Balloon é um dispositivo “sem procedimento”, em que uma cápsula que é engolida e preenchida em uma visita ao consultório de 15 minutos sem qualquer cirurgia, endoscopia ou anestesia. Segundo a empresa, a colocação é clinicamente comprovada em múltiplos estudos para demonstrar segurança e eficácia. Os pacientes perdem em média 15% de seu peso corporal total em aproximadamente 16 semanas, e até 95% da perda média de peso pode ser sustentada com um ano de acompanhamento, afirma a Allurion.

Junto com o balão, os pacientes recebem apoio nutricional, físico e mental. Eles têm acesso à Allurion Virtual Care Suite, com a Allurion Connected Scale, Health Tracker e App móvel que são interligados para disponibilizar monitoramento remoto do paciente. A empresa acaba de anunciar o lançamento de níveis premium para o Virtual Care Suite e o lançamento de seu pacote proprietário “My Daily Action”. O pacote está disponível em 15 idiomas e inclui uma biblioteca de ações de perda de peso baseadas em evidências relacionadas à atitude e hábitos, movimento, bem-estar, nutrição e alimentação.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside