Home Artigos O impacto da medicina baseada em evidências na decisão clínica

O impacto da medicina baseada em evidências na decisão clínica

por Gabriela Coelho Brandão
0 comentário

O conceito de medicina baseada em evidências surge como forma de apoiar os médicos em suas tomadas de decisões diárias, reduzindo a variabilidade do cuidado e fornecendo um diagnóstico ainda mais preciso aos pacientes. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos tratamentos errados são indicados durante as consultas. Por esse motivo, como forma de ajudar os profissionais da saúde nesse processo, a evolução da tecnologia permitiu trazer as suas rotinas, as ferramentas de suporte a decisão clínica baseadas em evidências.

Antes de mais nada, é preciso entender que a prática da medicina baseada em evidências se trata de uma abordagem de resolução de problemas centrada no paciente, que integra uma busca sistemática e avaliação crítica das evidências mais relevantes para responder a uma questão clínica, além da própria experiência clínica do médico, e, ainda, as preferências e valores do paciente.

Dessa maneira, este conceito permite que os profissionais da saúde avaliem pesquisas, diretrizes clínicas e outros recursos de informação com base em materiais de qualidade, os quais serão levados em consideração na hora do diagnóstico. Como consequência disto, será possível agilizar a prestação de cuidados e melhorar a segurança do paciente.

Melhor desfecho para hospitais e pacientes

A prática da medicina baseada em evidências beneficia as instituições de saúde a produzirem melhores resultados, uma vez que leva cuidados da mais alta qualidade aos pacientes, aumentando sua satisfação, além de reduzir os custos. Isto porque, agir na variabilidade clínica tem grande peso na hora de realizar a gestão de custos dos hospitais. Quando a instituição conta com variações médicas, por exemplo, há maiores taxas de readmissão hospitalar e menor desempenho.

Porém, existem algumas barreiras para serem enfrentadas quando o assunto é a implementação efetiva da prática da Medicina Baseada em Evidências e isto inclui fatores relacionados a cultura organizacional das instituições de saúde.

Embora a maioria dos profissionais expressem uma boa receptividade com relação a MBE, a falta conhecimento sobre como utilizar o conceito pode ser um desafio. Por este motivo, estimular a sua aplicação dentro das universidades é tão importante para que a prática se perpetue como uma realidade para os futuros médicos, os qualificando para avaliar o nível de determinada evidência.

Além disso, para encorajar um maior uso da medicina baseada em evidências, os hospitais devem apoiar os profissionais de saúde com a adoção de ferramentas de suporte a decisão clínica. Nesse sentido, o investimento em tecnologias passa a ser fundamental, pois quanto melhor informados e amparados por inovações estiverem os profissionais da saúde, haverá mais sucesso e segurança na prescrição, induzindo, em paralelo, ainda mais a cultura de autocuidado dentro das instituições.

Gabriela Coelho Brandão é gerente de relacionamento com clientes da unidade de efetividade clínica da Wolters Kluwer, empresa de informações profissionais, soluções e serviços para hospitais, escolas de medicina e profissionais de saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside