quinta-feira, abril 25, 2024
Home Inovação Hilab apresenta nova tecnologia para a realização de hemograma completo

Hilab apresenta nova tecnologia para a realização de hemograma completo

por Redação
0 comentário

Com o intuito de democratizar o acesso à saúde para o maior número de pessoas, a Hilab, healthtech que realiza serviço laboratorial de forma remota, adiciona mais uma metodologia de exames laboratoriais em sua plataforma. Será possível realizar hemograma, papanicolau, urinálise, malária e muito mais por meio da microscopia digital, nova geração tecnológica da Hilab, com análise 100% remota.  

O Hemograma será o primeiro lançamento na nova plataforma. Esse é o exame mais solicitado no mundo e está presente na maioria das consultas médicas. Anualmente são realizados mais de 144 milhões de exames de hemograma completo no Brasil, segundo dados disponibilizados pela ANS e pelo SUS (número referente a 2019). O tempo médio para recebimento dos resultados é de 12 horas. Com a nova plataforma da Hilab, o laudo com o resultado do exame laboratorial será recebido pelo paciente em até 10 minutos, o que significa uma redução de pelo menos 98% no tempo de espera do laudo.  

O Hemograma que será oferecido pela Hilab usa a metodologia de microscopia, conhecida como padrão-ouro no mercado. As amostras serão analisadas por profissionais especialistas em hematologia em 100% dos casos.  Assim como nos outros exames que o laboratório oferece, o laudo com o resultado será enviado para o celular do paciente via SMS ou e-mail em poucos minutos. A Hilab atualmente conta com mais de 30 tipos de exames laboratoriais, além dos que serão adicionados à plataforma em breve.  

“A microscopia digital é a mais recente metodologia que será adicionada em nossa plataforma. Laudos de hemograma em apenas 10 minutos são  extremamente importantes.  Médicos poderão diagnosticar doenças de forma mais rápida e ainda na primeira consulta. O paciente poderá iniciar o tratamento com maior brevidade, já que hoje um resultado de hemograma padrão no mercado demora em média de 12 horas.” conta Marcus Figueredo, CEO da Hilab.  

O exame  

O popular exame de hemograma tem a função de avaliar a quantidade e qualidade dos principais componentes sanguíneos: hemácias (glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e nutrientes para o corpo), os leucócitos (glóbulos brancos, que atuam no sistema imune) e as plaquetas (que modulam a coagulação). Também é utilizado para assegurar que a pessoa esteja apta a passar por uma cirurgia e monitorar a resposta do paciente a determinados tratamentos.  

Ele é indicado para avaliar a saúde geral e quando há sintomas como febre, fadiga e fraqueza, entre outros. De maneira geral, identifica doenças que alteram a composição do sangue, como infecções bacterianas ou virais, anemia, plaquetopenia e leucemias. Alergias e hemorragias também podem ser detectadas com o exame laboratorial. “Clínicos gerais, médicos da família, pediatras, ginecologistas, infectologistas e intensivistas poderão se beneficiar dos nossos exames laboratoriais ao oferecer ao paciente avaliação imediata sobre sua condição e acelerar o processo de diagnóstico. Por viabilizar o resultado em poucos minutos, será muito eficiente tanto para consultas eletivas quanto emergenciais”, afirma Bernardo Almeida, médico infectologista e Chief Medical Officer da Hilab.  

Tecnologia aliada da saúde  

Tecnologias inovadoras sempre foram um pilar importante dentro da Hilab, seu uso é empregado nos exames laboratoriais que a startup oferece, garantindo máxima qualidade por meio da dupla verificação realizada por profissionais de saúde e pela sua inteligência artificial (IA). O serviço laboratorial ainda conta com uma plataforma de dados atualizada em tempo real, que auxilia principalmente o setor público no controle de triagens epidemiológicas e ainda garante maior assertividade na tomada de decisões e gerenciamento da saúde.  

A startup possui parceria com a Microsoft, por meio da plataforma Azure, para que as amostras sejam interpretadas por computação em nuvem, inteligência artificial (IA), IoT e em diversos parâmetros pré-estabelecidos e passem pela dupla verificação dos especialistas da startup, garantido com que diversos exames sejam analisados em apenas alguns minutos. Devido ao grande volume de dados, a Hilab também conta com o apoio da SoftwareONE e sua plataforma PyraCloud, para realizar todo o gerenciamento e otimização da nuvem Azure, trazendo melhorias nas tecnologias que são empregadas nos serviços da healthtech.  

Esta nova tecnologia de realização de exames é mais um passo dado pela Hilab, que começou seu novo modelo de negócio e suas inovações em 2018 e vem revolucionando a saúde brasileira e a forma de realização de exames laboratoriais no país. Hoje, as pessoas podem encontrar os exames laboratoriais da Hilab em farmácias, clínicas, consultórios. A startup possui presença em mais de 1.000 cidades brasileiras e está iniciando também sua expansão internacional. Atualmente 50% da população brasileira está a 6km de um dispositivo (exame laboratorial) Hilab. 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside