sexta-feira, abril 26, 2024
Home News Lab Tests Online BR recebe 2,5 milhões de acessos e já é o 2° em popularidade do mundo

Lab Tests Online BR recebe 2,5 milhões de acessos e já é o 2° em popularidade do mundo

por Redação
0 comentário

Com o objetivo de informar e prover conhecimento gratuito para a população sobre os exames laboratoriais prescritos e as doenças relacionadas, a American Association for Clinical Chemistry (AACC) desenvolveu em 2001 o site de pesquisa Lab Tests Online (LTO).  Em setembro de 2010, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) lançou o site no Brasil (Lab Tests Online BR – labtestsonline.org.br), que em 2015 alcançou a marca de 1,5 milhão de usuários (visitantes) e 2,5 milhões de acessos, mostrando-se importante fonte de consulta para a população.

Atrás apenas dos EUA, que possui aproximadamente 17 milhões de visitantes em um ano, o Brasil ocupa a segunda posição entre os 17 países que integram a rede Lab Tests Online no mundo (Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, França, Grécia, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Turquia).

Os exames laboratoriais são um importante elo entre os sintomas do paciente e o diagnóstico e prescrição de tratamentos feitos pelo médico. Entretanto, a compreensão do paciente e de seus cuidadores sobre os exames pedidos e os decorrentes procedimentos ainda é bastante baixa no país. Dessa forma, a SBPC/ML, em parceria com AACC, tem apostado na solução como um canal promissor diante do crescente empoderamento do paciente sobre sua saúde.

A plataforma, que também é útil como referência rápida e fonte de atualizações para o profissional médico, possui uma vasta lista de exames e esclarecimentos como: por que fazer o procedimento; quando fazer; a amostra necessária e se há alguma necessidade de preparação. Além disso, explica o significado e sintomas de determinadas doenças e exames de triagem. Todo o conteúdo é elaborado e revisado por médicos especialistas em patologia clínica associados à SBPC/ML

“Centenas de pessoas a cada mês já aprendem mais sobre seus testes laboratoriais e certamente compreendem melhor as orientações de seus médicos, podendo fazer escolhas com maior consciência”, disse o presidente da SBPC/ML, Alex Galoro. No mês de junho, a página do Lab Tests Online BR obteve aproximadamente 500 visualizações e 260 visitantes.

“Hoje o paciente busca informação na internet para tomar decisões sobre sua saúde e o LTO está totalmente preparado para atender essa demanda, já que disponibiliza informações de qualidade sobre uma área técnica, mas de extrema importante no processo do cuidado”, ressaltou Galoro.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC – Programa Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados. Dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside