sexta-feira, abril 26, 2024
Home News Unimed Ourinhos investe em cloud para ampliar segurança, compliance e continuidade de negócios

Unimed Ourinhos investe em cloud para ampliar segurança, compliance e continuidade de negócios

por Redação
0 comentário

A Unimed Ourinhos, integrante da rede Unimed, sistema cooperativo de saúde que soma 18 milhões de usuários no Brasil, adotou um plano de DR (Disaster Recovery) gerenciado pela 2Cloud, empresa sediada em Porto Alegre-RS, com atuação nacional e atendimento em serviços e soluções de computação em nuvem.

O projeto para a Unimed Ourinhos compreende uma camada de segurança, monitoramento e suporte para os serviços e soluções de backup, bem como a gestão dos dados, redes e sistemas referentes à estrutura da operadora – que, além da carteira de plano de saúde, gere também dois hospitais e várias farmácias.

O serviço de Disaster Recovery permite que toda a informação armazenada pela Unimed Ourinhos tenha cópias de segurança em nuvem, garantindo backup dos arquivos em casos de perdas, falhas, ou quaisquer intercorrências.

Ao final de cada dia, todas as informações produzidas e coletadas pela operadora em seu trabalho e atendimento são copiados de forma automática para a nuvem, contando com recursos de segurança e gestão de ambiente por especialistas da 2Cloud, o que agrega suporte para dar vazão ao constante crescimento da operadora e seu acompanhamento às rápidas evoluções da tecnologia no campo da medicina.

Ricardo Nascimento, coordenador de TI da Unimed Ourinhos, destaca que a computação em nuvem oferece à operadora o benefício de contar com um backup local, na infraestrutura interna da Unimed, e contar com a opção DR, que, em caso de desastre, fornece um ambiente pronto em nuvem para evitar a parada das operações, permitindo que, após a normalização da infraestrutura, a operação retorne para a Unimed normalmente.

Conforme explica o CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, a janela de duração do backup dura cerca de 7 horas, sendo que todas alterações das últimas 24 horas ficam resguardadas em nuvem.

O tamanho total da infra de servidores da operadora, incluindo servidores físicos, VMs Hyper-V e VMs VMware, soma 2 Terabytes de dados. Nesta estrutura foram comprimidas mais de 50% das informações, o que torna o backup mais ágil.

O projeto também envolve o uso do Veeam Availability Console para gerenciamento de dois agentes Windows Stand Alone, além de Veeam Backup Server. Com isso, segundo Goltz, o cliente pode acompanhar remotamente o status de sua infraestrutura e como está performando a rotina de backup contratada.

A camada de segurança é também item de máxima importância no projeto, já que a Unimed, em qualquer uma de suas unidades, atua sob um código de conduta e ética que prevê total integridade no trato das informações (compliance), em um universo que engloba desde funcionários administrativos, até médicos e pacientes.

“Toda essa rotina de segurança foi previamente pensada e mapeada, desde a primeira versão da migração. Tudo aconteceu de forma bastante simples, com acompanhamento dos profissionais da 2Cloud. Assim, juntos seguimos salvando vidas”, declara Nascimento.

Já Bruno Hoffmann, coordenador de TI na 2Cloud, acrescenta que, utilizando recurso de Cloud Connect, foi estabelecida comunicação do cliente com o data center, sem necessitar de conexões VPN. “Isto facilitou muito a implementação no ambiente da Unimed Ourinhos”, finaliza.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside