Home Inovação Mercur e Grupo Boticário produzem acessórios para pessoas com deficiência em projeto inédito no mercado de beleza

Mercur e Grupo Boticário produzem acessórios para pessoas com deficiência em projeto inédito no mercado de beleza

por Redação
0 comentário

A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, em parceria com o Grupo Boticário, disponibilizará gratuitamente Engrossador Multiuso e Base Aderente projetados especialmente para pessoas com deficiência, como limitação motora nos membros superiores ou fraqueza muscular. A distribuição acontecerá entre os dias 18 e 24 de março, em lojas selecionadas da marca O Boticário e Quem Disse, Berenice?, localizadas em cinco regiões do País, nas cidades de Belém (PA), Brasília (DF), Curitiba (PR) Salvador (BA) e São Paulo (SP). A parceria representa um movimento inédito no mercado da beleza, que reafirma o compromisso da Mercur em cocriar um mundo de um jeito bom pra todo o mundo ao aliar conhecimentos ao Grupo Boticário que busca evoluir na jornada de valorização da diversidade, da equidade e da inclusão.

A iniciativa do projeto piloto disponibilizará aos consumidores dois tipos de acessórios: uma Base Aderente e um Engrossador Multiuso, que podem ser utilizados para a abertura, manuseio e aplicação de diversos produtos. O Engrossador Multiuso permite facilitar a usabilidade de produtos, como batons, máscara de cílios, pincéis, creme para mãos, entre outros, de modo a facilitar o movimento de pega das pessoas que possuem limitação nos membros superiores. Já a Base Aderente, proporciona fricção para facilitar a abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos de cabelo e outros, evitando que os produtos escorreguem.

Os acessórios foram desenvolvidos por meio da cocriação. A Mercur compartilhou seu método de criação em oficinas híbridas simultâneas, presencial nos locais, mas virtual entre as empresas.  “Ficamos muito felizes com a parceria. A Mercur, há mais de 10 anos, trabalha com produtos voltados para pessoas com deficiência”, explica Dayani Rodrigues Rabuske, especialista em Projetos na Mercur. Para garantir a precisão e usabilidade de cada um dos itens, o Grupo Boticário contou com a atuação de membros da Comunidade Beleza Livre – coletivo online composto exclusivamente por representantes de grupos minorizados.

Os participantes de oficinas e comunidades com limitações nos membros superiores testaram os acessórios por meio de avaliações e análises, resultando em insights para que os produtos fossem realmente ergonômicos e que oferecessem acessibilidade aos usuários. “Nossa forma de desenvolver produtos é a cocriação com pessoas que precisam dos nossos produtos, entendendo melhor suas reais necessidades. Os resultados são produtos inovadores que possibilitam maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, afirma Dayani.

Os times de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário e da Mercur trabalharam em conjunto uma equipe multidisciplinar de fisiotetapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora. “O trabalho conjunto possibilitou construções, trocas e a compreensão das necessidades reais e expectativas das pessoas com deficiência”, finaliza a Especialista em Projetos da Mercur.

“No Grupo Boticário, apoiamos, valorizamos e respeitamos as diferenças, e acreditamos que tais elementos são as maiores alavancas do crescimento e da inovação. Por isso, esse projeto piloto destaca o papel crucial que a indústria da beleza desempenha na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis a todos os consumidores, que ocupam posição decisória central em nosso modelo de negócio. Nosso time se dedicou neste projeto, trabalhando de forma atenta e cuidadosa para a criação dos acessórios, de modo a garantir maior praticidade para nossos consumidores que tenham limitação nos membros superiores”, diz Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Para retirar gratuitamente os acessórios nas lojas indicadas, os interessados deverão acessar o site www.grupoboticario.com.br/acessoriosinclusivos a partir do dia 05 de fevereiro e realizar um cadastro, além de escolher a data, a loja e o horário desejado. Na ocasião, terapeutas ocupacionais estarão disponíveis para receber o público e dar orientações de uso. Os acessórios também serão distribuídos gratuitamente para os colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas parceiras, como a Mercur e Antilhas – empresa responsável pelo serviço logístico de entrega dos acessórios.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside