segunda-feira, julho 15, 2024
Home Inovação Siemens Healthineers traz linha de equipamentos sustentáveis para a saúde

Siemens Healthineers traz linha de equipamentos sustentáveis para a saúde

por Redação
0 comentário

Como resultado do seu comprometimento com um conjunto de  iniciativas que seguem os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a Siemens Healthineers, empresa de tecnologia médica, tem implantado a linha de equipamentos sustentáveis ecoline em várias instituições de saúde. Nessa nova modalidade estão os equipamentos utilizados na área de hemodinâmica, que podem diagnosticar e ajudar no tratamento de  doenças cardíacas, endovasculares e neurológicas por meio de procedimentos minimamente invasivos.

Recentemente, o Hospital Santa Isabel (HSI), em Minas Gerais, passou por uma reforma na área de hemodinâmica e, no novo projeto, optou pela  incorporação de equipamentos da linha sustentável da Siemens  Healthineers ecoline para as áreas de cardiologia e neurologia. “Ampliamos em 40% os nossos serviços e mantivemos a mesma eficiência  no atendimento e na qualidade dos exames, beneficiando um número maior de pacientes”, informa Ricardo Ghetti, cardiologista intervencionista e diretor do setor de hemodinâmica no HSI.

“A troca por equipamentos mais eficientes resultou em decisões médicas mais precisas e assertivas, evitando muitas vezes intervenções cirúrgicas de alta complexidade, que requerem maior tempo de  internação e maiores chances de complicações para os pacientes. Tais procedimentos foram substituídos por abordagens minimamente invasivas, trazendo redução de gastos e melhorias para a saúde do paciente”,
complementa Ghetti.

É importante destacar que, em vez do descarte, esses equipamentos passam por uma criteriosa revisão, com substituição e atualização dos componentes. A transformação acontece diretamente na Alemanha: o equipamento é enviado para a Europa e entra novamente na linha de produção, sendo totalmente renovado. Depois do processo fabril, volta a operar com a mesma qualidade, eficiência e durabilidade de antes.

Para tanto, a linha ecoline é submetida a um processo de qualidade em  cinco etapas, sendo certificados, individualmente, de acordo com o  padrão necessário para dispositivos médicos, segundo a ISO 134851 e a  IEC PAS 63077, sendo eles: a seleção de sistemas e componentes  utilizados para garantir a entrega de um equipamento ecoline com perfeição; a desinstalação profissional com segurança, antes que os equipamentos sejam enviados à fábrica da Siemens Healthineers na  Alemanha. Trata-se do refurbishment (processo de reforma), passo no qual todos  os componentes passam por limpeza, verificação, substituição de peças  desgastadas, atualização de softwares, configuração individual (alinhado com as necessidades dos clientes) e checagem de segurança;  e, por fim, a instalação, que garante o rendimento do equipamento,
quando comparado com os novos.

Além de evitar o descarte desnecessário de aparelhos médicos, há  também uma contribuição para um ecossistema da saúde de forma sustentável: a linha ecoline representa uma economia de mais de 30%  para os hospitais.

“O alto custo com a saúde é uma conta matemática complexa e  desafiadora para gestores do mundo inteiro. Por isso, o uso de  equipamentos sustentáveis é uma estratégia eficiente que reduz gastos  de investimento e amplia o acesso. A instituição que adquire a máquina  tem uma alta tecnologia disponível para atender melhor seus pacientes, ou seja, é uma contribuição valiosa para toda a cadeia do sistema de  saúde”, explica Antônio Carlos Ribeiro, diretor de terapias avançadas  da Siemens Healthineers para a América Latina.

Os equipamentos sustentáveis têm autorização da Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem comercializados no Brasil por  meio da RDC 579/20212, que aprova a importação, comercialização e  doação de dispositivos médicos recondicionados.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside