sexta-feira, abril 26, 2024
Home Inovação Prevent Senior adota solução de IA para detectar lesões de Covid nos pulmões

Prevent Senior adota solução de IA para detectar lesões de Covid nos pulmões

por Redação
0 comentário

Na pandemia, com o acúmulo de pacientes e dezenas de radiografias de tórax realizadas em sequência, é possível que nos casos onde as lesões por covid ainda sejam minúsculas e em locais pouco usuais, elas passem despercebidas mesmo aos olhos do mais experiente dos radiologistas.

Para resolver esse problema, a rede Prevent Senior adotou o software de inteligência artificial Insight CXR 3, da empresa sul-coreana Lunit, que desde março já foi usado para analisar mais de 3 mil radiografias. A análise das radiografias pelo programa de IA demora meio minuto. O tempo de envio da radiografia, sua análise e seu retorno ao clínico que atende a paciente dura até 3 minutos.

Ele tem precisão de 97% a 99%. Gera informações de localização das lesões detectadas na forma de mapas de calor (imagens em anexo), escores de anormalidade que refletem a probabilidade de a lesão detectada ser anormal e um “relato de caso” que resume o resultado da análise por cada achado, como forma de auxílio aos médicos no diagnóstico de Covid e outras doenças.

De acordo com a Lunit, sua ferramenta já foi usada para analisar mais de 3 milhões de radiografias de tórax em 80 países. O assunto foi tema de reportagem do The Wall Street Journal,  mostrando que seu uso mais eficiente acontece no Brasil, na rede de Prevent Senior.

A publicação diz que, segundo o Dr. Fabrício Próspero Machado, diretor de inovação da Prevent Senior, o programa detecta com precisão as dez alterações mais comuns nas radiografias de tórax, o que inclui atelectasia, calcificação, cardiomegalia, consolidação, fibrose, alargamento mediastinal, nódulo, derrame pleural, pneumoperitônio e pneumotórax. Entre elas, a consolidação é um tipo de imagem característica nos casos de covid.

“Quando o programa detecta alterações, suas localizações e formato são ressaltados por meio do uso de cores e probabilidades, como forma de auxílio à tomada de decisão por parte dos médicos”, diz Fabrício.

“Desde o início da pandemia, na rede de hospitais e prontos-socorros da Prevent Senior, estamos realizando diariamente centenas de radiografias de pulmão para identificar lesões de covid,” diz o Dr. Thales Ribas, diretor do Pronto Atendimento Sancta Maggiore Butantã, da Prevent Senior.

“No dia-a-dia do enfrentamento da pandemia, não é incomum no defrontarmos com casos onde as lesões são minúsculas, pequenos nódulos quase imperceptíveis, por exemplos próximos às costelas ou ao coração, e que por isso são de difícil identificação. Particularmente nestes casos, o uso do software de inteligência artificial tem ajudado demais como ferramenta para auxiliar os médicos no diagnóstico,” diz Ribas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside