segunda-feira, julho 15, 2024
Home Inovação Novo stent vascular trata doenças que acometem as artérias periféricas

Novo stent vascular trata doenças que acometem as artérias periféricas

por Redação
0 comentário

A doença arterial periférica (DAP) acomete as artérias responsáveis por irrigar os membros superiores e inferiores, causando obstrução e redução do fluxo sanguíneo e afeta mais de 230 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, entre 2010 e 2020, ocorreram 83.218 internações de pacientes com DAP para realizar revascularização em caráter de urgência e em 67,45% dos casos foi realizada cirurgia endovascular. Nessa modalidade de cirurgia, o stent vascular é um dos dispositivos utilizados e nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) observou um aumento rápido e progressivo na utilização desse dispositivo. O stent vascular, responsável por reestabelecer o fluxo de sangue, depende de inovações constantes para o seu aperfeiçoamento e agora esta categoria de produto ganha mais um aliado: o stent vascular endoprótese Vesto, desenvolvido pela Braile Biomédica.

“O Vesto é fruto de sete anos de estudos, que envolveu uma soma de forças até o desenvolvimento desse stent de altíssima tecnologia, que vai ajudar milhões de pessoas não só no Brasil como no mundo todo, especialmente no tratamento da doença vascular, que é muito frequente e faz parte do envelhecimento da população em geral”, explica o Fábio Cypreste, médico especialista em cirurgia vascular e responsável, junto do time de engenharia da companhia, pelo desenvolvimento do produto. Ele destaca que a produção é 100% brasileira e o novo produto, que já teve os seus primeiros implantes em humanos realizados, também deve ser disponibilizado no SUS, o que deve beneficiar a maioria da população do país.

O lançamento do Vesto incrementa tecnologicamente a categoria de produtos médico-cirúrgicos-hospitalares produzidos no Brasil e tem como objetivo beneficiar um incontável número de pessoas. “A evolução constante de produtos para a saúde tem como propósito salvar vidas e garantir a longevidade com qualidade de vida para os pacientes. Sabemos que cada pessoa é única e merece uma abordagem personalizada, com cuidado e atenção em todos os aspectos do tratamento. Por isso o compromisso da Braile em oferecer um produto capaz de maximizar a obtenção de bons resultados que nos incentivam a continuar comprometidos com a saúde de todos”, explica João Paulo Marini, gerente de marketing e vendas Braile Biomédica.

“O novo produto vascular representa uma solução de alta inovação científica na luta contra problemas arteriais periféricos, com potencial de impactar o setor hospitalar e ganhar protagonismo nos tratamentos feitos atualmente”, destaca Ana Luiza Pozzetti, coordenadora de marketing de produto e treinamento clínico da empresa. A doença arterial periférica (DAP) afeta quase 12% da população mundial, sendo 20% desses indivíduos com idade superior a 65 anos.

O Vesto é um dispositivo indicado para implante permanente no sistema arterial periférico através do tratamento endovascular. Possui uma estrutura metálica de nitinol autoexpansível recoberta por tecido de politetrafluoroetileno (PTFE) e sistema de entrega altamente flexível e hidrofílico, que tem por funções a navegação, o posicionamento e a liberação do stent. Suas principais características são: flexibilidade e radiopacidade, o que possibilita um implante preciso e seguro.

A importância dos produtos com inovação tecnológica

Uma radiopacidade alta representa melhor visualização e posicionamento adequado durante a cirurgia, favorecendo até mesmo o acompanhamento pós-implantação. Já o mecanismo pullback permite a liberação do stent de forma simples e segura. Por ser hidrofílico, o sistema de entrega possui afinidade com a água, o que facilita a navegação por reduzir o atrito com a parede das artérias. Já a sua válvula hemostática impede o vazamento sanguíneo durante o procedimento cirúrgico.

“O lançamento do Vesto representa modernidade e coloca a nossa experiência à disposição dos profissionais da cirurgia vascular. Além disso, demonstra o quanto a empresa está preocupada em estar inserida nas inovações de soluções médicas que sejam seguras, tecnológicas e de alta qualidade para salvar vidas, já que esse é o propósito da nossa existência”, finaliza Marini.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside